segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha e Max Figueiredo)





Mascarados quebrando tudo nas ruas não é nada democrático.




Outubro transformou-se para nós num mês de muitas saudades. Perdemos o jornalista e advogado Mauricio Azedo, um dos maiores defensores da liberdade de expressão e anjo da guarda dos jornalistas brasileiros. Dois anos que perdemos o comentarista esportivo Luis Mendes, uma das melhores almas do jornalismo esportivo do Brasil. Já estamos com muitas saudades do poeta e compositor Paulinho Tapajós. Pois neste mês de outubro estamos lembrando que se vivo fosse, o grande e inesquecível Mané Garrincha completaria 80 anos. 
Nossa saudade aumenta quando lembramos que ficamos sem o talento e a simplicidade do ator Cláudio Cavalcanti. É bom, num momento desses, plagiar o grande poeta mineiro Ataulfo Alves, que escreveu em uma de suas famosas letras musicais: Morre o homem, fica a fama. 




Luis Mendes, o comentarista da palavra fácil e Mané Garrincha, o demônio da Copa.





Fluminense e Vasco da Gama estão descendo a ladeira para a 2ª divisão do futebol brasileiro. O Vasco teimou em participar de um campeonato difícil como o Brasileirão e não pensou na contratação de um grande goleiro. O Fluminense se perdeu em brigas na sua diretoria e decepcionou até agora a sua grande torcida. Será que ainda há tempo de Wanderley Luxemburgo e Dorival Júnior recuperar o tempo perdido?



O futuro dos dois é quase nenhum




Os estádios padrão FIFA que consumiram milhões e milhões de reais, estão abaixo da crítica. O Maracanã com vazamentos nos vestiários e falta de tudo e o Mané Garrincha nas mesmas condições. O engraçado é que todo mundo vê o superfaturamento e até o momento ninguém foi preso. Eita país...



Dona FIFA exige tudo e dá muito pouco em troca.





Aqui, como lá, é tudo a mesma coisa. Vocês se lembram quando o presidente Lula disse que não sabia do Mensalão? Pois é, agora o presidente Obama, mais apertado do que eixo de carro de boi, disse que não sabia que os celulares da presidente Dilma e da primeira-ministra Angela Merkel, da Alemanha estavam sendo grampeados. Ou o presidente Obama está de sacanagem ou acha que somos bobos e que acreditamos em suas explicações. O americano sempre esteve metido em nosso país, nos atrapalhando e ajudando muito pouco. Quem não se lembra de 1964, quando o embaixador Lincoln Gordon foi figura nefasta na revolução e na derrubada do presidente João Goulart. Para conviver com os yankees, é preciso que o brasileiro fique de olhos bem abertos. Todo cuidado é pouco. Olho neles.



Barack Obama pediu desculpas, mas elas não aceitaram. Quem tem um amigo como Obama, não precisa de inimigo.



Será que vamos reviver o ditado de que tudo no Brasil acaba em pizza? Há muitos anos que o STF está para julgar o mensalinho de Minas Gerais e até hoje o deputado Eduardo Azeredo continua em liberdade. Eita país....




Este senhor é muito protegido pelas autoridades brasileiras ou o seu santo tem muito prestígio com Deus. O deputado Eduardo Azeredo, é a figura principal do escândalo do Mensalinho mineiro que até hoje não foi julgado. Quando for, não tenham dúvidas que ele estará nas grades.





  Coluna da Marlene


TE CONTEI NÃO????


Biografias e biografados são o assunto do momento que põe em pauta a polêmica entre a liberdade de imprensa e o direito à privacidade. Esse tema dá panos pras mangas. Eu o considero um a moeda para se jogar cara ou coroa. O direito a liberdade de imprensa jamais deve ser negado, é inalienável. Em contrapartida, o direito à vida privada  também o é. Já diz o mestre Gilberto Gil: "Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço" e isso é totalmente pessoal. Partindo daí, qualquer biografia deveria ser concedida e consultada. Afinal é a vida de um ser humano que ainda a está vivendo é dele e tem coisas que guardamos no sótão da memória. Se a obra for póstuma, a situação fica ainda mais delicada, cabendo a ascendentes e descendentes o questionamento ou não. Um biógrafo tem que ter em mente que seu livro não é uma sessão de terapia onde ele desnuda o seu biografado até as últimas consequências. A terapia é feita por vontade própria, pelo médico psicanalista ou psicólogo que obedece a regras claras de ética e sigilo. A obra biográfica, no frigir dos ovos, tem um fim  comercial; vender livros. Cabe ao leitor estabelecer o que deseja ler, se fatos relevantes ou um mero alimento para a curiosidade mórbida que se tem de penetrar na intimidade de pessoas públicas. Quando era menina, os vilões eram as revistas em quadrinhos, depois a televisão e agora em tempos de espionagem digital, os conceitos vem ganhando cada vez mais elasticidade. a mídia digital estimula a curiosidade e o exibicionismo. Sobe Miley  Cyrus e desce Madre Teresa de Calcutá. São tempos de mudanças drásticas. Nem vou aqui questionar mérito ou valor, mais duas palavrinhas mágicas quero deixar para reflexão: CONSENSO E CONCILIAÇÃO, bases para o respeito  e o entendimento, seja em que contexto for.






O secretario de estado Ricardo Cotta visitou a nova sede da Sport Plus, no bairro da Urca, onde foi recebido pelos diretores Elso Venâncio e Luis Carlos Silva. Foi um encontro de grandes amigos.





Dr. César Benjó, um dos mais conceituados cardiologistas de nossa cidade, apesar de estar se recuperando de uma operação, continua dando expediente no seu consultório, na Rua Santa Clara, 150, Copacabana, atendendo aos seus inúmeros pacientes. Dr. César é um dos melhores amigos do jornalista José Cunha, titular deste blog.















































domingo, 13 de outubro de 2013

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha e Max Figueiredo)

A partir de agora, vamos acompanhar par e passo a política brasileira uma vez que a campanha para 2014  já foi deflagrada. A união do governador de Pernambuco Eduardo Campos com a ex-senadora Marina Silva, não deixa nenhuma dúvida que 2014 já chegou. Aliás, esta união  assustou os moradores do Palácio do Planalto e seus aliados. As pesquisas indicam que a presidente Dilma ainda é grande favorita das eleições do ano que vem, mas o perigo é eminente. Marina teve nas outras eleições mais de 20 milhões de votos e pode levar as eleições do ano que vem para o segundo turno. O Planalto sabe disso e até reunião entre Lula e Dilma já aconteceu para estudar a melhor estratégia para enfrentar o pleito do ano vindouro. Negaram a Marina a oportunidade de registrar a rede, mas não tiraram dela o grande poder de votos que ela conquistou com seu trabalho e carisma. Muita água ainda vai passar por baixo da ponte. O PSDB, por exemplo, ainda não sabe se apoia mesmo o ex-governador de Minas, Aécio Neves ou se repete mais uma vez a dose com José Serra que não desiste de ser candidato em 2014. 
As pesquisas afirmam ainda que se o adversário for Aécio ou Eduardo Campos, Dilma se reelege no primeiro turno. Mas, se for Marina ou José Serra, a eleição vai para o segundo turno. 




Marina Silva e Eduardo Campos festejando a união que deu um grande susto nos moradores do Palácio do Planalto. O nome do candidato do PSB ficou para ser escolhido no meio do próximo ano. Marina já disse, por várias vezes, que o candidato é Eduardo Campos. 






Outra notícia que ganhou manchete esta semana na mídia, foi a revelação que o deputado Miro Teixeira, que acaba de deixar o PDT, será mesmo candidato ao governo do Rio de Janeiro. Com a chegada de Miro, aumenta o número de políticos que querem o governo carioca. Garotinho, Pezão e Lindberg Farias já tinham os nomes conhecidos. Falam também que a deputada Jandira Feghali pode  vir candidata ao governo do Rio pelo Pc do B. 


Miro Teixeira é um dos mais acreditados políticos do Brasil. Foi um dos fundadores do PDT com Leonel Brizola e saiu agora para o PROS. Seu nome é realmente muito forte e pode promover surpresas nas eleições cariocas no próximo ano. Miro já foi candidato ao governo carioca nas eleições dos anos 80 e foi derrotado pelo Dr. Leonel Brizola que governou o Rio de Janeiro por 8 anos. Agora, as chances de Miro são reais e ele pode realizar seu sonho de governar o seu estado. Só vai depender do seu programa de governo. 




A deputada Jandira Feghali foi lembrada para ser candidata do Pc do B nas eleições de 2014 para o governo do Rio de Janeiro. Podemos adiantar, no entanto, que se não for candidata ao Palácio das Laranjeiras, a deputada vai tentar chegar ao Senado Federal. Jandira é uma das mais atuantes deputadas federais da bancada carioca e luta muito pela saúde pública, honrando seu diploma de médica. A confirmação do seu nome sai nos próximos dias.







Um ano antes da Copa do Mundo, o Brasil ainda não cumpriu seu compromisso com o caderno de encargos da FIFA. Nossos aeroportos não estão prontos e nossos estádios estão atrasados, mais de 60% de sua construção. O Estádio Mané Garrincha em Brasília, é a principal testemunha de nossa incompetência. Foi liberado para ter jogos do Campeonato Nacional e seu gramado é pior do que os gramados das vargens brasileiras. Lá, não tem água nos bebedouros e nem nos bares que, até hoje, não funcionam. O sistema de transporte no Brasil é uma vergonha. Não sabemos como vamos atender a demanda da Copa mundial se não temos uma estrutura capaz de servir a multidão de turistas que certamente virão para a Copa do ano que vem. Outra vergonha é o superfaturamento nas obras que estão custando quase o triplo do previsto. O Maracanã, por exemplo, ficou em mais de 1 bilhão de reais, o mesmo acontecendo com o Estádio de Brasília e a reforma sofrível que fizeram no Mineirão. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelos gastos excessivos dos jogos Pan americanos no Rio de Janeiro, quando dirigentes e construtores deitaram e rolaram às custas do dinheiro do povo. É preciso ficar de olho nesta gente porque os apadrinhados do poder, muitas vezes nem sabem o que realmente estão fazendo nos postos que foram dados a eles pelos padrinhos poderosos. Com a palavra, as autoridades constituidas. 



Perguntar não ofende: será que está valendo a pena gastar tanto dinheiro do povo com construções gigantescas e caríssimas para realizar uma Copa do Mundo, num país em que o aposentado morre de fome porque não tem dinheiro nem para comprar remédios no final do mês? Não seria melhor nosso governo melhorar a vida de nossos irmãos do Nordeste que não tem nem água para beber e tratar de maneira humana a saúde dos nossos irmãos do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais que vivem debaixo da mais malvada miséria? Com a palavra, os dirigentes deste país continente. 





Cláudio Neves  completou 50 anos de seu programa A Bola e o Craque, na Rádio Fluminense AM. Na foto, ele está com Alexandre, jovem narrador esportivo que pertence a equipe de Cláudio. O encontro foi no Rio Sul e lá estava também o titular deste blog que foi levar seu abraço para o querido companheiro.









Os empresários Kakalo, Kléber Leite e Elso Venâncio no camarote da Klefer no Maracanã, no dia do jogo Botafogo 2x Flamengo 1. Neste domingo, o Maracanã estava lotado e as duas torcidas fizeram um verdadeiro carnaval durante o clássico no maior e mais lindo estádio do mundo. É sempre emocionante assistir a uma partida no novo Maracanã. Este sim, é padrão FIFA!








Também estavam no camarote da Klefer, com esportista Radamés Latari JR. e sua filha, mantendo uma tradição de muitos anos, já que seu pai, Radamés Latari foi um dos maiores diretores  do Flamengo em todos os tempos. Podemos confirmar a notícia que Radamés será candidato a deputado federal pelo PSB, atendendo convite pessoal do presidente nacional da legenda, governador Eduardo Campos. Radamés é homem ligado ao esporte especializado do Brasil.







No domingo, por ocasião do jogo FlamengoxBotafogo, a massa rubro-negra tomava conta da metade do Maracanã. Os rubro-negros agitavam faixas e bandeiras como de costume e nem a derrota por 2x1, empanou o aplauso que ela concedeu ao time que lutou muito do primeiro ao último minuto do jogo. 









Revendo dois grandes amigos no camarote da Klefer no Maracanã, aí está o jornalista José Cunha entre os companheiros Kleber Leite e Elcio Venâncio. Kleber é o diretor principal da Klefer e Elcio é um dos diretores da Sport Plus. O encontro foi dos mais agradáveis e serviu para matar saudades do tempo em que José Cunha era narrador esportivo e Kleber e Elcio grandes repórteres esportivos. Como é bom rever amigos.











No mesmo camarote, o jovem empresario Marcelo Venâncio e sua namorada Ingrid. Ele, torcedor do Flamengo e ela torcedora do Botafogo. Todo mundo torceu num a boa. Gente fina é outra coisa. Marcelo estava passando o final de semana em Cabo Frio e retornou somente para prestigiar o clássico do Maracanã. 











O Imperator, no Méier, tem apresentado peças maravilhosas do teatro brasileiro. Recentemente, esteve em cartaz, uma escrita pelo querido jornalista Arthur Xexéo que foi encenada pela aplaudida atriz Françoise Forton e o ator Aloisio de Abreu. Duas das nossas colaboradoras estiveram prestigiando o acontecimento. A colunista Marlene e a redatora Isabela Cunha que está na foto com os protagonistas da peça. Foi uma noite cultural maravilhosa. O Méier agradece. 








Produtor e compositor Paulo Debetio com sua mais nova aposta na MPB, Maryselia, dona de uma linda voz e que já está no Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro cd, com muitos sucessos do Paulo e de muitos autores famosos. Esta baiana tem tudo para ser um grande sucesso nos próximos meses aqui no Rio. Entrevistada no Programa José Cunha, no Canal 6 da NET, TV Comunitária, ela revelou que está realizando seu grande sonho que era o de estar no Rio de Janeiro que é a meca do artista brasileiro. Essa menina vai longe. Quem viver verá.






Pedro Lopes é o presidente da Casa do Compositor Brasileiro. Ainda agora, ele realizou um a grande festa na ABI para saudar o dia do compositor. Pedro está trabalhando muito para aumentar a lista de companheiros da música para  reforçar o prestígio da Casa do Compositor. Na foto, ele está com sua esposa Bernadete que é cantora. 










Na sede da Klefer, no bairro de Botafogo, encontro de grandes e velhos companheiros. Da esquerda para a direita: Radames Latari Filho, futuro candidato a deputado federal pelo PSB, o presidente da Klefer, Kleber Leite, o jornalista José Cunha e Roger Flores, ex-jogador de futebol que hoje é comentarista dos mais brilhantes do Sportv. Noutro dia, Kleber Leite nos recebeu em seu camarote do Maracanã, por ocasião do clássico Botafogo x Flamengo. Vale lembrar que Kleber foi um dos melhores repórteres do rádio esportivo brasileiro. 










Isabela Cunha, redatora deste blog, brilhou intensamente na Corrida 5k Mcdonalds, realizada no Aterro do Flamengo. A menina correu facilmente e foi um dos destaques da maratona esportiva. Naquele dia, se comemorava o Outubro Rosa. Parabéns aos promotores da corrida pela organização e sucesso do evento. Na foto, Isabela, expressando sua alegria de ter participado do acontecimento de domingo, dia 20 de outubro de 2013.







Encontro de velhos amigos. O ex-presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda e o jornalista José Cunha, vascaíno de 4 costados que anda triste com a jornada que o Vasco está desenvolvendo no atual Campeonato Brasileiro de 2013. Eurico confirmou para José Cunha, que é candidato novamente à presidência cruzmaltina e que vai continuar trabalhando e lutando pelo sucesso do clube de São Januário que faz parte de sua própria vida. Que assim seja. 







Saudades. Cem anos de Vinícius de Moraes. Um dia, alguém perguntou a ele: Poeta, por que você bebe tanto? Ele respondeu: nunca fiz um amigo tomando leite. Este era o poeta maior da MPB. Se vivo fosse, o poetinha tinha completado seu centenário no mês de outubro. Jamais, Vinícius de Moraes será esquecido, porque ele foi  a imagem mais perfeita do amor humano. Amou e foi amado por todos que tiveram a glória de conhece-lo e de viver a mesma época maravilhosa que ele ajudou a construir em todos os versos que saiam de seu coração. 












 Coluna da Marlene








 Amor à Vida e o autismo



Não escondo de ninguém a minha paixão pela televisão, esse poderoso meio de comunicação. Afinal, desde os meus 19 anos de idade, trabalhei na extinta TV Educativa (Fundação Roquette Pinto). Inicialmente, exerci a função de assistente de produção (Jacy Campos e Alberto Jafé), após a universidade, como pedagoga e finalmente no CEDOC como pesquisadora, meu sonho realizado. Em televisão, gosto do fazer, da "carpintaria" que envolve esse oficio. É fascinante. Atualmente, estou voltada para as abordagens de diversas questões tratadas com sensibilidade pelo escritor Walcyr Carrasco na novela Amor à Vida. A personagem Linda, interpretada magistralmente pela jovem atriz Bruna Linzmeyer, uma portadora de autismo, já define o título do folhetim. Pouco se sabe sobre a síndrome do autismo e suas causas.  Não há comprovação científica de que agentes externos possam desencadear a doença. É uma síndrome de comportamento, com predominância no sexo masculino, perceptível nos três primeiros anos de vida. É incurável, exigindo cuidados especiais de uma equipe multidisciplinar. O autista é voltado para si mesmo, é avesso a mudanças, em certos casos, necessitando de tratamento individualizado. Dependendo do grau da doença, alguns autistas podem realizar certas atividades com genialidade. O sucesso do tratamento inclui ainda o empenho e dedicação da família. Há inúmeros casos de autistas bem sucedidos que podem servir de inspiração e esperança. Apesar de muitos deles não confirmarem a síndrome, sabe-se que Bill Gates (Informática- Windows), Daryl Hannah (atriz), Andy Warhol (empresário, pintor e cineasta), Albert Einstein( físico), James Durbin (roqueiro),  Courtney Love (roqueira), Temple Grudin  (PHD em ciências animais)  e o jogador Leonel Messi são portadores. Possuir a doença, não deve condenar ninguém a uma vida solitária e sem realizações. A lista acima prova isto. É importante falar que as vezes, a própria família limita o protador de autismo por excesso de proteção e a negação de ter um diferente como descendente. Acredito que tudo pode  ser superado se tivermos muito Amor à Vida. Deixo aqui congratulações à Rede Globo, ao Walcyr Carrasco e a todos os atores que nos brindam com seu talento. Cada cena que nos informa, encanta ou faz com que tenhamos raiva dos personagens, é o fruto de um trabalho árduo, competente e bem intencionado de uma equipe que, notadamente, ama o que faz. 




 
Bruna Linzmeyer, como a personagem Linda.



















                      

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha e Max Figueiredo)

O torcedor brasileiro tem oportunidade de visitar a exposição do futebol brasileiro na sede de Furnas, em Botafogo. Como não poderia deixar de ser, ela é um sucesso e contou com a presença de muita gente famosa no esporte e no jornalismo esportivo. Uma das figuras homenageadas foi o capitão de 70, Carlos Alberto Torres que estava muito emocionado. Vamos mostrar fotos do momento em que a exposição era inaugurada no dia 01/10 com a presença também do presidente Flávio Decat, de Furnas e muitos diretores da estatal. 




Momento em que o jornalista José Cunha reencontra o furacão da copa, Jairzinho, que contou muitas historias daquela copa em que ganhamos em 1970. Segundo Jair, a conquista de 70 foi a época de ouro do futebol brasileiro. Todo mundo tem saudades daqueles jogadores que brilharam e fizeram a torcida brasileira vibrar com mais um titulo do futebol brasileiro. Jairzinho foi um dos nomes mais solicitados para entrevistas na reunião de Furnas.








O técnico Jair Pereira, o primeiro da esquerda, também fez questão de abraçar Jairzinho que foi seu companheiro e é amigo querido até o momento. Jair Pereira contou que está aposentado e que agora se limita a assistir os jogos brasileiros. Vale lembrar que Jair Pereira foi um jogador tinhoso de muita presença e, como técnico, sempre foi da linha de frente dos melhores do Brasil.









Marcelo Venâncio, Leandro (diretor de Marketing de Furnas) e o jornalista José Cunha na noite festiva do futebol brasileiro. Marcelo é um dos homens fortes da Sport Plus.












Outro encontro fantástico do jornalista na sede de Furnas foi com o ex-zagueiro Jair Marinho, que defendeu por muitos anos o Fluminense e a seleção brasileira. Quando todo zagueiro se limitava a ficar plantado na sua área, Jair Marinho já apoiava o ataque tricolor pelo flanco direito, lançando moda naquela época, quando o time tricolor era comandado pelo grande e saudoso Zezé Moreira. Jair Marinho nos deu noticias do zagueiro Altair que não anda bem de saúde, pois enfrenta as dificuldades com mal de Alzheimer.




O capitão Carlos Alberto Torres foi o homenageado da noite e nos recebeu com a mesma simpatia e o mesmo carinho de sempre. Conheci Carlos Alberto ainda menino no Fluminense e depois no Santos Futebol Clube onde ele sempre foi lider. O capitão estava muito feliz com a exposição de sua carreira e com os abraços ds amigos, que foram muitos.









O presidente Mauricio Assunção, do Botafogo, também estava lá e contou para os jornalistas José Cunha e José Carlos Araújo, da Bradesco Esportes, as dificuldades que o time alvinegro tem enfrentado nesta fase do Campeonato Nacional. Mauricio disse que o Fogão vai se recuperar e que tentará de todas as maneiras perseguir o Cruzeiro que disparou na tabela do Brasileirão. O presidente alvinegro garantiu que trabalho não faltará.







José Cunha e Alexandre, secretario do presidente de Furnas, Dr. Flávio Decat.
















Luis Carlos Silva, Gilbert, José Cunha, José Carlos Araujo, Elcio Venâncio e Marcelo Venâncio na noitada do futebol brasileiro na sede de Furnas, em Botafogo.










Inauguração de mais uma agência da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, Rua do Catete, sendo prestigiada pelo presidente da ACM, o advogado Dr. Eunápio Cesar.













Deputado Estadual Roberto Henriques e sua esposa Jô almoçando na Churrascaria Mayorca do Flamengo. Roberto está trabalhando muito pelo Estado do Rio, principalmente por Campos, seu maior reduto eleitoral. Roberto já está pensando nas eleições de outubro de 2014.












Rodrigo Venâncio e Luis Carlos Silva no mesmo almoço. Eles são da diretoria da Sport Plus.














Bartolomeu Pinto da ACM, também estava presente na inauguração da Agência da Caixa Econômica na Rua do Catete. Ele tem realizado um trabalho dos mais elogiáveis na direção da ACM. Sua ajuda é fundamental para a boa performance do presidente Eunápio César.













Dr. Flávio Decat, presidente de Furnas, que recebeu a imprensa e convidados na sede da estatal em Botafogo. De nossa parte, fica aqui, agradecimentos pela maneira simpática que nos proporcionou na noite festiva do lançamento da exposição de acontecimentos maravilhosos do futebol mais vezes campeão do mundo. Vale a pena o torcedor dar uma passadinha por lá.














Romário driblou todo mundo, incluisve o colunista que noticiou sua entrada no PR do ex-governador Garotinho. O peixe foi mesmo para o PSB de Eduardo Campos, que, por sua vez, deixou a base aliada do Governo Dilma, para disputar a Presidência da República, ano que vem. Romário passou a ser o homem forte do PSB carioca, substituindo o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, que comandava a legenda há mais de 20 anos. Alexandre está sem partido e disse que vai continuar assim, pois não é candidato nas eleições de 2014. Uma troca de cadeiras muito acentuada no Rio e em todo Brasil deflagra definitivamente as eleições de 2014. Marina Silva ainda não conseguiu registrar seu partido, mas já adiantou que será candidata em outra legenda, porque não pode desprezar seus 20 milhões de votos conseguidos nas eleições passadas. Aqui no Rio, o duelo já está oficializado entre Pezão, candidato do Governador Sérgio Cabral,Lindberg Farias, do PT, Anthony Garotinho, do PR. Tem outros nomes, mas não são ainda linha de frente. Cesar Maia e Miro Teixeira são dois prováveis candidatos também. Esta é mesmo uma briga de cachorro grande.