segunda-feira, 14 de abril de 2014

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha)





Com mais uma vitória frente ao Botafogo, Flamengo sagrou-se mais uma vez campeão da Taça Guanabara. Ainda faltando três rodadas para o término da primeira fase do Cariocão, o time comandado por Jaime de Almeida, não teve dificuldade para botar a mão na taça pela trigéssima vez. Pena que o público era muito pequeno e a Federação não levou a taça para ser erguida pelo capitão Leo Moura. Aliás, este campeonato, promovido pela Federação Carioca é realmente é uma esculhambação. Os incompetentes que dirigem o futebol do Rio de Janeiro continuam trabalhando a todo vapor para matar de vez a galinha dos ovos de ouro. Parabéns ao Flamengo que foi competente e fez o dever de casa. Agora é a Taça Libertadores da América. Tomara que ela venha.







Num dos camarotes do Sambódromo, o Sr. Felipão teve a cara de pau de dizer a um repórter que não conhece o atacante Hernani, artilheiro do Flamengo e do Campeonato Carioca. Se o técnico da Seleção, que ganha um alto salário por mês para observar os jogadores de todo Brasil, não conhece a fera que é o brocador da Gávea, ou ele está dormindo demais ou é um imbecil completo. Aliás, vale lembrar que este moço é o mesmo que abandonou o Palmeiras quando o time do Parque Antártica foi rebaixado para a segunda divisão. Pena que o brasileiro esquece muito rápido dessa gente que apronta grandes cagadas pela vida a fora. Além de tudo, ele é um fanastrão e já diz que ganhará a Copa do Mundo. Será? Nós duvidamos.







Adilson Batista, técnico do Vasco da Gama, foi chamado de burro na partida contra o Bonsucesso. Também pudera, ele é o único ser vivo que ainda não viu que Bernardo não pode ser reserva neste time cruzmaltino. Toma tenência Adilson, bote o mineiro para jogar e os resultados positivos na certa virão. Ele é melhor do que qualquer atacante que você insiste em colocar em campo e é por isso que a torcida não te perdoa. Ainda há tempo de concertar a lambança que você fez. Quem avisa, amigo é. Depois não venha dizer que não sabia e porque perdeu o seu emprego.







Esta é a Arena Amazonas. Realmente é uma das mais bonitas para acolher jogos da Copa do Mundo que começa daqui a 90 dias. Pena que ela foi inaugurada, como as demais, sem estar totalmente construída. Na inauguração, faltou água e longas filas para comprar alguma coisa em suas lanchonetes. O em torno do estádio também está imcompleto. Esta arena custou a bagatela de 669 milhões de reais. Até agora, ninguém sabe de onde veio esta grana. 






O presidente do PMDB, Senador Valdir Raupp, já se encontrou com a presidente Dilma, tentando minimizar a crise que está tirando o sono da presidente, uma vez que o maior partido brasileiro ameaça não participar da coligação na reeleição da presidente. Para nós, o caminho não é fácil. A presidente têm um desafeto que é fortíssimo no PMDB que é o deputado Eduardo Cunha que faz o fuxico na Câmara dos Deputados. O PMDB quer mais vantagens no governo e a presidente está disposta a não ceder. Seria bom se a presidente encarasse o problema e pagasse pra ver. Será que o PMDB tem esta força que todo político alardeia? 








Este é o deputado Eduardo Cunha, figura forte do PMDB do Rio de Janeiro. Em Brasília, ele transformou-se num dos maiores desafetos da presidente Dilma Rouseff. Ele tem dificultado todas as tentativas de acordo para reviver a dobradinha PT-PMDB que elegeu a presidente para o seu primeiro mandato. Nem os encontros com o vice Michel Temmer tem aliviado a pressão que Cunha desenvolve para negar palanque a presidente aqui no Rio de Janeiro. Dizem os entendidos que o desentendimento foi gerado por causa da candidatura de Lindberg Farias, que é, sem dúvida, uma pedra no caminho de Pezão, candidato do PMDB que não consegue deslanchar nas pesquisas. Nas próximas horas, poderemos ter mais novidades.






Será que o ministro Aloizio Mercadante, da educação, assistiu no Fantástico da Rede Globo, o estado das escolas do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Maranhão. Aquilo é um escarro na cara do brasileiro que paga o imposto mais caro do mundo. O ministro tem a obrigação de tomar sérias providências contra os políticos do Norte e Nordeste do país que têm liberadas as maiores verbas da Câmara e pouco fazem pelos eleitores que dão a eles um emprego que poucos brasileiros conseguem. O que se viu na TV é caso de cadeia. Todo aquele que permitiu que aquelas crianças viajassem 30 kms para assistir aulas em escolas caindo aos pedaços, viajando em estradas que não passam nem cavalos, deveriam ser incriminados e presos imediatamente. O ministro deveria também convocar a Polícia Federal para saber dos políticos de lá, onde estão as verbas para as escolas e para merenda da meninada que não existe por aquelas bandas. Isto é uma vergonha, para quem tem vergonha na cara, que não é o caso dos políticos brasileiros, com raras excessões.






E os médicos cubanos, vão continuar sendo discriminados pelo governo brasileiro? Por que que todos os outros profissionais ganham 10 mil reais por mês e eles recebem uma merreca parecendo com os aposentados brasileiros? Isto que estão fazendo com os profissionais de Cuba é uma tremenda sacanagem. Pra onde vai o resto do dinheiro que estes abnegados médicos ganham em nosso país? Será que o governo cubano repassa o resto do salário deles para suas famílias? Aposto que não. Lá, os privilégios são para os ditadores, suas famílias e seus protegidos. O resto, é o resto. Está na hora do governo brasileiro acabar com esta injustiça.






O Sr. Guido Mantega, ministro da fazenda, tem afirmado na TV que não há inflação no Brasil. Ou ele é como o presidente Lula que não sabia do Mensalão, ou ele nunca foi a um supermercado. Vá ministro, para o senhor ver quanto está custando, verdadeiramente, uma cesta básica. Ministro, os aposentados e os pobres não têm dinheiro para comprar remédios e nem comida. Seja verdadeiro e conte para o brasileiro como está nossa economia que há muito tempo está capengando e trazendo sérios problemas para o país e para nós que somos os mais prejudicados. O que não pode é o senhor ir para a TV dizer que no Brasil está tudo às mil maravilhas. Só se está para o senhor que tem a teta da vaca em Brasília jorrando leite a granel. 





Os trens não andam, as barcas não funcionam, o transporte no Rio de Janeiro continua um caos. Também pudera, o secretário de transportes é o deputado federal Julio Lopes que não sabe a diferença de uma bicicleta para um bonde. Claro que a culpa não é absolutamente dele. A culpa é do Sr. Sérgio Cabral que o empregou lá. Os bondes de Santa Tereza estão caindo aos pedaços e até hoje, ninguém sabe quando serão reparados. Até o metrô do Rio de Janeiro já está deixando a desejar. Felizmente, teremos eleições em outubro e vamos ver se o povo aprende a votar para mudar as coisas que vão de mal a pior aqui na Cidade ex-maravilhosa, que estes políticos incompetentes acabaram com ela.






A comunicação do governo Lula era muito ruim. Da presidenta Dilma é dez vezes pior. Lembramos a presidente que uma comunicação moderna pode ajudar muito na sua reeleição. Pena que entregaram a Rádio Nacional e a antiga TV Educativa a gente que não é do ramo e não entende patavina do riscado. Estou falando do Rio de Janeiro, porque aqui é o tambor do Brasil. Não adianta divulgar coisas do governo em outros estados, porque não repercute como no Rio. Estou lembrando a presidente que ainda há tempo de mudar este estado de coisas. A Rádio Nacional já foi a maior emissora da América Latina e pode reviver seus dias de glória. A TV Brasil também tem tudo para figurar entre as primeiras do Brasil. O que falta as duas é comando sério de quem entende da matéria. Quem avisa, amigo é. Um lembrete: estas duas grandes emissoras, infelizmente, foram transformadas em cabide de empregos para a família e os amigos dos políticos do PT. Que pena. 







Por esta a presidente Dilma não esperava. Com a briga travada com a bancada federal do PMDB, a Câmara aprovou convite para que a presidente da petrobras Graça Foster compareça à casa para falar da propina que alguns executivos da Petrobras estão sendo acusados. A presidente trocou nesta quinta-feira, dia 13 de março, seis de seus ministros. Foi uma troca que não representou nada no mundo político porque foi seis por meia dúzia. Dilma ainda vai ter muita dor de cabeça com esta rebelião do PMDB que tem os olhos maiores que a garganta. O partido, seguindo seu líder Eduardo Cunha, está trabalhando a todo vapor para complicar a vida do governo. A coisa parece que ainda vai pegar fogo. Em ano de eleição, isto não é bom para a reeleição de Dilma. 






Cinco anos sem Clodovil. O Rádio e a TV perderam um talento quase que insubstituível. Na política, Clodovil deixou também saudades pelo seu jeito brasileiro de ser. Era uma cabeça privilegiada e com ele levou um espírito criador que poucos profissionais tiveram quando passaram pelo nosso mundo. Felizmente, toda imprensa brasileira se lembrou dele neste dia 13 de março que marca também o desaparecimento de outro ator magnífico, Paulo Goulart que morreu esta tarde em São Paulo, vítima de um câncer estomacal. Sem Clodovil e Paulo Goulart, hoje, o mundo das artes ficou mais pobre e mais triste e nós, que fomos seus colegas e amigos, perdemos duas figuras que souberam ganhar e cultivar a amizade de todos nós durante o tempo em que viveram. Que descansem em paz.






Sem os votos de Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense, Rubem Lopes (Rubinho) foi reeleito dia 12/03, para comandar a Federação Carioca de Futebol por mais 4 anos. Ele concorreu em chapa única e foi reeleito por aclamação. Rubinho começou sua carreira de dirigente esportivo no Bangu, à época do saudoso Castor de Andrade. Vasco, Flamengo e Fluminense protestaram contra sua reeleição, mas duvidamos que continuarão contra sua presidência. Todos os três devem muito à Federação e vão depender do presidente para dividir suas dívidas. Achamos que as pazes serão feitas muito antes que pensamos. Quem viver, verá. Aproveitamos para desejar ao Rubinho, muito sucesso neste seu segundo mandato.







Em entrevista exclusiva ao Programa José Cunha na Rua, na TV Comunitária, canal 6 da Net, o deputado Paulo Ramos declarou que seu novo partido, o PSOL, vai ter candidato próprio ao Governo do Rio de Janeiro. Contudo, o deputado não pode dizer ainda o nome preferido para disputar o Palácio Guanabara. A escolha será feita nos próximos dias. Perguntado se o PSOL teve alguma participação nos violentos protestos do Rio de Janeiro, o deputado disse que absolutamente não, porque seu partido deseja é muita paz e progresso para o Rio de Janeiro. Disse ainda que o PSOL já tem escolhido um nome para disputar a Presidência da República. Finalizou afirmando que é inteiramente a favor do PSOL ter seus candidatos, pois é uma oportunidade para mostrar que o partido é forte e se interessa muito pelo progresso do estado e do país. 







Agora é vida nova para Felipe Massa. Depois de muitos anos na Ferrari, onde não foi muito bem, o piloto brasileiro assume a titularidade no carro da Williams e tem tudo para reviver seus melhores momentos. Foi recebido com festa pela direção da equipe e seus integrantes e já mostrou, nos treinamentos da semana, que chegou para ser líder novamente. Nós, os brasileiros que estamos órfãos de um líder no automobilismo, desde a morte de Ayrton Senna, estamos torcendo para que o garoto recupere o tempo perdido e nos dê muita emoção e suba sempre ao pódio dos vitoriosos. Acelera Felipe, talento você tem de sobra. 







Ele disse que o Brasil não corria risco de apagões e o que mais aconteceu foi apagão por todos os estados, causando transtorno e prejuízos incalculáveis. Agora, ele disse que não vai haver racionamento de energia e que as termoelétricas vão aguentar a crise. Depois de falar muito, o ministro Edson Lobão afirmou que a conta de luz vai ficar mais cara e que, o povo pagará por ela. Ele não disse novidade nenhuma. No Brasil é assim: os políticos promovem grandes lambanças e o povo é quem paga a conta. Em ano de eleição, é preciso que você estude muito em quem vai dar o seu voto.Depois não adianta chorar.







Ele foi eleito a um ano e já modificou muita coisa que andava errada na Igreja Católica Apostólica e Romana. Mecheu na cúpula, no banco do Vaticano, uniu bispos avarentos, padres pedófilos e outros erros cometidos pelo clero do Vaticano. Humildade e sinceridade foram os principais atos de Francisco. Este argentino mostrou ao mundo que Cristo viveu e morreu por nós com o desejo de ver seus filhos em igualdade de condições. Francisco está descutindo com cardeais e outros irmãos da Igreja sobre a comunhão dos desquitados e a união de homossexuais. Aclamado pela multidão que comparece toda semana no Vaticano, Francisco sabe que o mundo espera muito mais ainda dele e que é preciso estar atento para acompanhar a evolução da humanidade que está acontecendo rápido demais. No seu primeiro ano papal, Francisco foi para um retiro espiritual com os cardeais e pediu que os católicos rezem por ele. 



Uma pergunta que não quer calar: quando os condenados do Mensalão do TT vão devolver o dinheiro que eles surrupiaram? Resposta para este blog. 







Deputado Paulo Ramos recebeu a equipe do Programa José Cunha em seu gabinete e concedeu entrevista das mais proveitosas falando da política atual do PSOL, seu novo partido, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Depois de muitos anos no PDT, Paulo Ramos trocou de partido e revelou para o jornalista José Cunha que o PSOL vai mesmo ter candidato próprio ao governo do Rio de Janeiro. Na foto, o deputado está com o jornalista José Cunha e o advogado Eunápio César.






Soriano é um dos diretores da TV Comunitária do Rio de Janeiro e comanda um programa de muito prestígio na nossa emissora. É um querido amigo que veio das Minas Gerais para brilhar no Rio de Janeiro. Escritor e jornalista ele tem livros publicados falando da época de chumbo vivido pelo Brasil na Revolução de 64. Na foto, ele está com o jornalista José Cunha que já o convidou para participar do seu programa: José Cunha na Rua, no canal 6 da Net, o que deve acontecer nos próximos dias. Vai ser um prazer receber o amigo na TV Comunitária.













Pessoal do Comitê Gestor de Gênero: Dona Terezita, que tem a coordenação de Inês Cristina Salles e Adelina Di Mare. Esta reunião foi gravada para o Programa José Cunha na Rua, quando focalizamos o Sistema de Cooperativismo na Educação do Estado do Rio de Janeiro. Com elas, está a equipe do Programa José Cunha na Rua, que vai ao ar na TV Comunitária, canal 6 da Net. Na foto está também Maíra Gerstner, que é mestra em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 








O mestre Audacir Louro, um dos maiores compositores da MPB, disse num dos seus sambas famosos que recordar é viver. Pois bem, ai está uma foto de muitos anos do jornalista José Cunha e do produtor Max Figueredo que era parceiro do jornalista ao tempo da Manhã Nacional, um líder de audiência nas manhãs da emissora da Praça Mauá. Bons tempos aqueles.









Ele jogou 24 anos em vários clubes de prestígio no mundo inteiro. Sua fase maior foi no Barcelona, onde em 1999 ganhou a chuteira de ouro como o melhor jogador do mundo. Depois, foi campeão com a Seleção Brasileira e agora anunciou sua aposentadoria como jogador profissional. Rivaldo disse na despedida que agora vai cuidar somente do seu time Mogi Mirim, clube que ele é o presidente.O futebol brasileiro deve muito a esse pernambucano que ajudou a escrever a história do futebol em nosso país. Pena que o tempo passa.






O Tribunal de Contas do Distrito Federal está investigando um super faturamento de 430 milhões de reais nas obras do Estádio Mané Garrincha em Brasília. Os ministros querem saber onde gastaram R$ 1.900.000,00 num estádio que ainda não teve terminadas suas obras, pois quando fizeram o primeiro teste de campo, muitas goteiras, falta d'água, lanchonetes inacabadas e muitos problemas foram detectados. O Mané Garrincha não é o único estádio com problemas que foram construídos para a Copa Mundial de junho próximo. 






Repetindo o que aconteceu com ele na Seleção Brasileira e no Flamengo, o técnico Mano Menezes não conseguiu classificar o Corinthians para as finais do Campeonato Paulista de 2014. O treinador gaúcho já tem seu nome contestado pela massa corintiana e a direção do clube do Parque São Jorge já sabe que será pressionado devido ao péssimo trabalho realizado por ele no princípio deste ano. O Corinthians tem um elenco dos mais caros do futebol brasileiro e não pode pagar mico como o que aconteceu agora.










Mais um escândalo no esporte brasileiro. Ary da Graça que comandou a ABV, e agora é membro da Direção Internacional do Voleibol, tem seu nome ligado a denúncia de propina, no valor de 10 milhões de reais do patrocínio do Banco do Brasil que foi intermediado por um membro da diretoria da associação. Ary foi o substituto de Arthur Nuzman na presidência da Federação Carioca de Voleibol. A investigação já deveria ter acontecido desde o super faturamento descoberto nas obras realizadas para os jogos pan-americanos no Rio de Janeiro. Alguém no Brasil precisa tomar conta destes espertos.







Marina Silva vai responder nos próximos dias, se disputa as eleições de outubro como vice de Eduardo Campos do PSB. Todo mundo sabe que Marina teve nas últimas eleições para presidência da república, 20 milhões de votos e levou o pleito para o 2º turno. Uma opinião nossa, as pesquisas dizem que se ela for a candidata, teremos 2º turno novamente. Se o candidato a presidente for Eduardo Campos, Dilma vence a eleição ainda no 1º turno. Isto é verdade. Marina afirma que ainda não tomou uma decisão definitiva o que fará nos próximos dias. 





Muitas homenagens bonitas marcaram o concurso Melhores do Ano promovido pelo apresentador Faustão, na Rede Globo de Televisão, no domingo, dia 16/03. Claro que todos os premiados mereceram estar naquele programa que é um dos mais assistidos pelo público brasileiro, mas o momento que mais nos tocou foi quando o apresentador pediu que entrasse no palco o pessoal da contra-regra que prepara o estúdio para o bom andamento do espetáculo. A gente notou que o pessoal não esperava e estavam todos emocionados. Parabéns ao Faustão que se lembrou de quem nunca foi lembrado pelos apresentadores brasileiros. 










A partir de hoje, estaremos falando do Rádio e da TV de ontem e de hoje. Começamos com uma homenagem ao saudoso narrador esportivo Valdir Amaral que foi o mestre de muitas gerações. Além de narrador esportivo, Valdir Amaral foi diretor do departamento comercial da Rádio Globo e se transformou num dos maiores vendedores de comerciais do rádio brasileiro. Este goiano, foi o responsável pela mudança do nome do Maracanã para Jornalista Mário Filho. Foi uma homenagem que Valdir prestou a Mário Filho pelo muito que ele fez pelo esporte brasileiro. Mário foi o lançador do FlaXFlu que é o mais charmoso clássico do futebol carioca. Amaral, além da Globo, passou pela emissora Continental e Rádio Nacional. Deixou uma lacuna muito grande no mundo esportivo e todos os profissionais do microfone não esquecem o seu nome que está na história do rádio brasileiro. 







Geraldo José de Almeida era a voz forte que fazia da Rádio Record de São Paulo uma das mais ouvidas da capital paulista. A emissora do Aeroporto era, à época do Dr. Paulo Machado de Carvalho, a emissora que prestigiava o esporte e era a realizadora dos maiores festivais da MPB. Esta herança ficou para a TV Record que revelou grandes nomes do nosso cancioneiro popular. Geraldo foi contratado pela Rede Globo de Televisão e o Brasil acostumou vibrar com suas narrações perfeitas e todos os telespectadores se arrepiavam no seu grito de gol quando ele dizia: Olha lá, olha lá, olha lá, no placar. Geraldo José de Almeida também fez escola na TV brasileira. Até hoje, seu nome é lembrado quando se fala nos narradores de TV. 


Uma pergunta que não cala: Qual o motivo dos preços astronômicos que estão anunciando para os aluguéis, hotéis, passagens aéreas e até nas praias para quem quer assistir aos jogos da Copa do Mundo? Quem autorizou estes preços? Será que você vai se deixar roubar nesta Copa que ninguém sabe se será boa ou ruim? 






Parabéns a diretoria da Fox Sports pela contratação de Falcão para comentar a Copa do Mundo em junho. Ele já está  trabalhando e volta numa hora extraordinária para falar da maneira fácil que ele fala quando comenta futebol, pois foi um dos maiores meios de campo que o Brasil teve em todos os tempos. O rei de Roma vai colaborar muito para aumentar o sucesso do esporte da Fox que já é uma realidade. Sucesso ao querido amigo que sabe, como ninguém, que o futebol deve muito a ele. 







Mais um campeão do mundo trocou de endereço. Bellini, o grande capitão de 58, voltou para a casa do PAI. Seu gesto, que se tornou eterno ao levantar a taça depois da primeira copa mundial na Suécia, em que o Brasil se sagrou campeão, ficará na lembrança de todos nós em uma entrada do Maracanã, pois o lugar tornou-se o ponto de encontro de turistas e admiradores do grande zagueiro que ele foi. Durante 11 anos, Bellini jogou no Vasco da Gama, depois foi para o São Paulo e terminou sua carreira no Atlético do Paraná. Em seu tempo nos gramados, Bellini foi considerado, pelo público feminino como um dos jogadores mais bonitos do futebol brasileiro. Quem teve a alegria e a oportunidade de conviver com ele, como é o nosso caso, jamais deixará de lembrar do grande homem que foi Hideraldo Luis Bellini. Ele deixa muita saudade.





Acusando a Federação Brasileira de Futsal de negligência e falta de responsabilidade com seus compromissos, o grande jogador de futsal Falcão disse que não pretende servir mais à Seleção Brasileira enquanto a atual diretoria estiver no comando da modalidade. O maior jogador de futsal de todos os tempos, disse ainda que voltará a ativa quando esta gente estiver fora da federação. Que pena, sai Falcão, que vai fazer muita falta para o nosso esporte e os picaretas continuam com toda corda.






Dilma Rousseff disse para a imprensa brasileira que não sabia que a refinaria que a Petrobras comprou em Pasadena, era uma fria. Confirma-se desta maneira que a presidente é mesmo cria do Sr. Lula que também não sabia que o Mensalão existia. Eita país. 











Mais 50 milhões para terminar as obras do em torno do Maracanã? Se o governo liberar mais esta grana para o famoso maior estádio do mundo, certamente o estádio carioca custará o mesmo preço astronômico do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que já consumiu um bilhão e novecentos mil reais. Como é bom a gente viver num país rico como é o Brasil. O engraçado de tudo é que ninguém vai preso. Eita lelê. 







Aos 86 anos de idade, morre em São Paulo, um dos melhores comediantes do teatro e da TV brasileira. Canarinho morreu de enfarte agudo do miocárdio. Ele estava no programa A praça é nossa desde a época de seu lançamento, que premiou o talento extraordinário de Manuel da Nóbrega. Hoje, a arte brasileira ficou mais pobre. Descanse em paz na casa do Pai. 












O governador Sérgio Cabral foi a Brasília e conseguiu com a presidente Dilma ajuda para combater a violência no Rio de Janeiro. Confirmado: tropas federais estarão no Rio a partir de amanhã e não tem data para ir embora. Bandidos cariocas resolveram matar policiais. Isto é inaceitável. Mais uma vez, a presidente demonstra seu carinho pelo Rio de Janeiro e pelo seu governador. 








Os jornalistas José Cunha e Eunápio César recebendo o companheiro Antônio Carlos Duarte da equipe esportiva da CBN, no Programa José Cunha na Rua, da NET, Canal 6, TV Comunitária. Eles falaram do futebol e da Copa mundial que está chegando. 










O ex-jogador Bebeto, hoje deputado estadual,o jornalista José Cunha e o prefeito de Ponte Nova- MG, Guto, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O prefeito foi a Assembleia visitar o deputado estadual Roberto Henriques, companheiro desde a época em que o deputado era secretário de ação social em Ponte Nova. Foi um encontro de velhos amigos.











José Cunha e o deputado estadual Carlos Minc que acabou de deixar a Secretaria do Meio Ambiente para tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa. Minc estará nos próximos programas José Cunha na Rua, na TV Comunitária, canal 6 da NET, falando do meio ambiente e da política carioca. O encontro com o deputado foi durante a III Conferência Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro. 













A oposição do Senado conseguiu o número de assinaturas necessário para instaurar uma CPI para investigar o que realmente aconteceu com a Petrobras que comprou uma refinaria em Pasadena, por um preço superfaturado. O Governo Dilma levou um susto e está tentando minar a tal CPI. É muita trapalhada num governo que está tentando se reeleger. O povo tem que ser informado do que realmente aconteceu, porque a Petrobras é um patrimônio muito valioso e pertence a todos os brasileiros. 










O STF fez o que todos nós temíamos. Vai mandar para primeira instância de Minas Gerais o julgamento do processo do Mensalão mineiro que teve como pivô a compra de votos pelo então candidato à reeleição de governador em 1998, Eduardo Azeredo. Saindo do STF, a possibilidade deste processo terminar em pizza, é muito grande. Aliás, neste mensalão mineiro, as autoridades deveriam examinar a posição do Sr. Aécio Neves que estava ao lado do Azeredo, inclusive liberando verbas para os prefeitos do interior que foram obrigados a ficar com o Palácio da Liberdade naquela eleição que Azeredo perderia se não fosse a máquina do governo e o poder financeiro de seus pares. É esta gente que ainda insiste em querer governar o país. Todo cuidado é pouco.








Emocionante o encontro do Papa Francisco com o presidente dos EUA, Barack Obama que parou a Itália na quinta-feira. Presidente americano afirmou que o mundo tem que ouvir o Papa pois ele já mostrou que é um líder nato. Obama convidou Francisco a visitar os EUA, porque os americanos gostam muito dele. O Papa ficou de responder quando irá ao país de Obama. 










O que está acontecendo com a presidente Dilma, que anda nervosa com a inércia de sua equipe de comunicação social? A presidente talvez não saiba que seus ministros têm a maior má vontade para falar com a imprensa nos momentos de crise. Eles ganham para isto e não estão fazendo favor algum em informar ao povo brasileiro as trapalhadas que eles promovem em nome do governo dela. No Rio de Janeiro, por exemplo, cidade considerada como o tambor do mundo, os meios de comunicação da Presidência da República estão caindo aos pedaços. A Rádio Nacional, a TV Brasil e a Rádio MEC, entregues aos apadrinhados políticos do PT, estão caindo aos pedaços. Audiência zero. São emissoras que sempre estiveram muito bem no ibope quando eram dirigidas por gente que entende do riscado. Hoje, são verdadeiros cabides de empregos servindo aos políticos ligados ao Governo Federal.







Jéromê Valcke, Secretário da FIFA, aquele que disse que o brasileiro precisava de um pontapé na bunda para deixar de ser mole, voltou a dizer que está preocupado com a construção da Arena Corinthians, onde acontecerá a abertura da Copa do Mundo. A complementação provisória do estádio vai custar mais 50 milhões de reais e o presidente Mario Cobe do Corinthians já disse que seu clube não gastará mais esta verba porque o Corinthians não vai desfrutar destes melhoramentos depois da Copa do Mundo. Deixou tudo na mão da FIFA. Ela que se vire, está cheio de razão o presidente corintiano. A FIFA está achando que é dona do Brasil. 







O PT não se emenda. Será que alguém do partido contou para a Presidente Dilma que o deputado federal Ricardo Berzoini é o mesmo que perseguiu e negou qualquer benefício maior para os aposentados brasileiros quando ele era da Previdência Social? Ele foi para o lugar de Edeli Salvatti que por sua vez foi para a Secretaria dis direitos humanos. É por estas e outras que as pesquisas apontam queda no prestígio da presidente. Em ano de eleição, todo cuidado é pouco.

















O presidente Marcos Diaz foi reeleito nesta sexta-feira, dia 28 de março de 2014, para mais 4 anos na presidência da OCB- SESCOOP/RJ, prometendo muitas inovações no setor de cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro. Na foto, o presidente está com os companheiros Menezes, vice-presidente e Vinícius. A eleição transcorreu num ambiente de tranquilidade e o presidente foi reeleito em chapa única por aclamação. Parabéns e nossos votos de muito sucesso. 










O cooperativismo é um sistema capaz de agir como a célula do conhecimento, lançando um olhar sobre os processos produtivos em que pesem os ideais de mútua ajuda, difusão da informação e disciplinaridade para a regulação econômica. A análise é de Marcos Diaz, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), recém-reeleito para o cargo. Seu primeiro mandato foi de 2011 a 2014 e o novo segue até 2018. A entidade compõe o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (OCB/Sescoop/RJ).
Dados da OCB apontam que, somente no Rio, são 2.032 cooperativas, sendo 80 no ramo agropecuário. Por isso, na opinião de Marcos Diaz, o cooperativismo é importante para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária brasileira.
“Em relação ao agronegócio, entendo que não é apenas um dever estratégico governamental, mas, sobretudo, um plano de negócios a ser estabelecido com entidades civis e empresas. Tudo deve estar sob o olhar permanente daqueles envolvidos diretamente com os processos produtivos, quer como empregados, empresas agropecuárias, dentre elas as cooperativas, os microempreendedores e produtores em geral.”
De acordo com o novo presidente, é neste ponto que a OCB atua: como entidade reguladora do cooperativismo, seja no contexto estadual ou no plano nacional.
“Por meio da nossa representação, podemos lançar uma discussão sobre os grandes temas, não necessariamente os de maior importância econômica, mas de forma difusa sobre os processos produtivos, como maneira de fixar as famílias junto ao contexto rurícola.”
Segundo ele, com o cooperativismo é possível ter uma nova visão conceitual, “capaz de atender aos princípios da governança, quando devemos e podemos cada vez mais produzir mais com menor custo, isto como forma de permitir que a sociedade em geral atinja o direito básico, que é o alimento seguro e com preço justo”.

COMUNICAÇÃO
Como ponto principal de sua gestão à frente da OCB/RJ, Marcos Diaz pretende fortalecer a imagem, a cultura e a comunicação cooperativista no Estado e no Brasil. “Necessitamos também promover a segurança jurídica e regulatória das nossas cooperativas e da intercooperação”, ressalta.
Ele pretende ainda investir na profissionalização da gestão da entidade, colaborar para a governança das cooperativas e para a qualificação dos empregados. “Somente assim conseguiremos aumentar a representatividade do cooperativismo. Trabalhamos para ajustar estas questões, proporcionando amplo conhecimento às cooperativas das ações executadas pelo Sistema OCB/Sescoop/RJ, com a promoção de cursos, palestras e parcerias com órgãos públicos.”
Para tanto, é preciso se aproximar mais da realidade das cooperativas existentes e daquelas que pretendem se formar. “Acreditamos na profissionalização da gestão. Destaco também maior aproximação com a base cooperativista, o que nos remete a conhecer a real necessidade da situação dos cooperados. Trabalhamos de forma ampla em todos os segmentos, por meio de treinamentos e projetos de divulgação do cooperativismo para a sociedade, o que resultará em novos negócios para as cooperativas. Objetivamos a sustentabilidade econômica e social do cooperativismo em todo o território fluminense.”

ZONAS RURAIS
As cooperativas agropecuárias, na visão de Marcos Diaz, têm um papel importante na melhoria da distribuição de renda na zona rural, porque elas podem promover a agregação de valor aos produtos agrícolas e aumentar o poder de barganha do produtor rural em mercados relativamente imperfeitos.
“Tal situação se explica pelo fato de que a agricultura, como setor primário da economia, por um lado, caracteriza-se pela interação com mercados fortemente monopolizados, como é o caso dos insumos, do processamento das matérias-primas e da distribuição dos produtos acabados até chegar ao mercado consumidor”, aponta o presidente da OCB/RJ.
“Por outro lado, os agricultores participam de um mercado cuja estrutura é bastante competitiva, colocando-os como meros tomadores de preços, tanto no momento da compra de insumos, como na venda de seus produtos”, completa.
Ele avalia, diante disto, que o cooperativismo é importante aliado no desenvolvimento socioeconômico nas zonas urbana e rural, inclusive no que diz respeito à individualidade de quem está envolvido.
“O processo dá ao cooperado a oportunidade de adquirir certo grau de independência financeira, até no sentido social, porque alcança toda a comunidade que está ligada direta e/ou indiretamente com a instituição, contribuindo assim para a redução da pobreza, com a geração de empregos e integração social.”








Sérgio Cabral não é mais o Governador do Rio de Janeiro. Passou o cargo neste dia 4 de abril para seu vice Pezão. Ele será o candidato do PMDB ao governo carioca em outubro. Sérgio Cabral deixa o governo com uma das maiores rejeições politicas que o Rio já registrou. Pezão vai disputar o cargo com Lindberg Farias do PT e Anthony Garotinho do PR.















O presidente do COI, Thomas Bach mostrou mais uma vez que não confia nos dirigentes esportivos do Brasil e afirmou que vai mandar para o Rio de Janeiro alguém de sua confiança para supervisionar as obras para as Olimpiadas que estão super atrasadas. Infelizmente ele está coberto de razão. Se depender dos nossos dirigentes, o vexame será maior do que o aprontado nos jogos Pan americanos. Eita país. 











O Senador Álvaro Dias continua firme no propósito de instalar uma CPI para apurar irregularidades na Petrobras. A turma do PT insiste em alongar a CPI para apurar também mutretas nos Governos do PSDB, em São Paulo e em Recife durante o governo do PSB. Até agora, nada foi decidido.
















O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a dizer que a Copa no Brasil pode trazer dissabores para a Fifa. O presidente disse que as autoridades brasileiras não trabalharam como deviam para entregar estádios e aeroportos a tempo do início da competição. Isto a gente já sabia há muito tempo. Não existe nada mais incompetente do que os dirigentes esportivos do Brasil. 

















Dilma Rousseff cai nas pesquisas, a Petrobras se afunda a cada dia, a inflação está corroendo o bolso do povo e ela ainda autoriza aumento dos remédios. Esta gente está mesmo querendo matar o trabalhador brasileiro de fome. Por essas e outras é que a oposição está começando a colocar as manguinhas de fora. Vale um lembrete: ruim com ela, pior sem ela. Os outros candidatos são fraquíssimos. Não é hora de entregar o país para algum aventureiro. Todo cuidado é pouco. 















O Botafogo está fora da Copa sul americana. Está com salários atrasados e o presidente Maurício Assunção declarou que não tem condições de pagar ao elenco porque todas as rendas do clube estão penhoradas. Que pena. Enquanto a CBF está nadando na grana, os clubes estão mais na miséria do que aposentado brasileiro. Demoraram, mais estão matando a galinha dos ovos de ouro. Incompetentes...









O deputado André Vargas- PT, renunciou à vice presidência da Câmara porque foi pego pela Polícia Federal, fazendo mutreta com o doleiro Yussef. A exemplo do presidente Lula que não sabia do mensalão, ele declarou que não sabia que seu amigo de 20 anos era doleiro. Para nós, este cidadão deveria ser caçado pela Câmara e ser enviado imediatamente para o presidio da Papuda, para ficar ao lado dos seus amigos e correligionários José Dirceu e José Genuíno que ele repetiu os gestos deles ainda na Câmara. 











A presidente da Petrobras Graça Foster vai a próxima semana, à Câmara dos Deputados para explicar a compra da refinaria de Pasadena e outras lambanças que estão acontecendo na maior empresa brasileira. Será que ela saberá explicar o porque do batom na cueca? 














O Pinoquio de Minas está na televisão do Rio de Janeiro contando as mesmas mentiras que ele contava para o desavisado povo mineiro. Só que aqui o carioca não vai acreditar no que ele está falando porque sabe que ele continua cada vez mais mentiroso. Todo cuidado é pouco. 























Leilane Naubarth é, sem dúvida, uma das melhores apresentadoras da TV brasileira. No jornal da Globo news das 18:00, ela dá show de notícias com uma interpretação inigulável. Além de ser muito bonita, Leilane é muito inteligente e muito simpática.















Alex Escobar já era um dos melhores apresentadores de programas esportivos da Rede Globo. Lançado narrador, o simpático apresentador é mesmo, a grande revelação da TV brasileira. Sensacional, o lançamento do cafezinho do Escobar. É de gente assim que a TV brasileira anda precisando. Parabéns Alex.














Leo Batista é como vinho português. O tempo passa e ele está cada dia melhor. Leo é um dos melhores narradores de esportes especializados do nosso tempo. Com ele, tive oportunidade de acompanhar grandes acontecimentos esportivos pelo mundo afora. É emocionante a gente seguir acompanhando a carreira deste grande companheiro.














Igor Angelkorte e Laila Zaid. Esta dupla tomou conta da novela Além do Horizonte. Os dois têm química e demonstram que são grandes atores. Parabéns a quem os escolheu para o papel. Os dois sabem o ponto exato da comédia. Eles tem graça e sabem como cativar o telespectador. Serão, sem dúvida, grandes revelações do ano.

















No Programa José Cunha, no Canal 6 da NET, TV Comunitária, convidados da esquerda para a direita: o apresentador Eunápio César, o cantor Cacá, o compositor e cantor Tom da Bahia e Vavá, organista dos mais conceituados nos meios musicais.

















O jornalista José Cunha com os amigos Doutores César Benjó e Alexandre Miguel Benjó que foi o grande homenageado da noite de domingo, dia 13/04, com a medalha Tiradentes, ortograda pela Deputada Estadual Graça Pereira. A entrega foi no Salão Nobre do CIB em Copacabana. César estava muito emocionado ao ver seu filho seguir o mesmo caminho que fez dele um dos melhores cardiologistas do Rio de Janeiro. Alexandre está morando atualmente nos EUA, onde também é muito festejado. Parabéns. 

















Na  noite festiva do CIB, José Cunha ao lado dos amigos queridos, Marta Rocha, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Cardiologista César Benjó. 






















Na mesa diretora, a presença do homenageado Dr. Alexandre Miguel Benjó, seu pai César Benjó, seu tio, o Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres e a delegada Marta Rocha que confirmou para o jornalista José Cunha, que é mesmo pré-candidata a Deputada Estadual nas eleições de outubro. 






















José Cunha, a assessora de imprensa Cláudia que está à muito tempo com a deputada Graça Pereira, na foto ao lado do Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres. Graça foi quem outorgou a medalha Tiradentes ao Dr. Alexandre Miguel Benjó. 










COLUNA DA MARLENE



A PALAVRA É: EFICÁCIA


Ano de eleições presidenciais no Brasil. É festa! Começou a luta pelo poder e vale tudo. Muitas acusações, promessas e falácias. Uma parafernália de assuntos estagnados são trazidos para discusão. A bola da vez é a formação de uma CPI para apurar a compra da Usina de Pasadena, no Texas, em 2006. 8 anos depois,justo num ano de eleições, a oposição resolve que houve negociata. Convocar a dita CPI para um assunto que já estava sendo investigado? CPIS não saem baratas para o país, sem contar o tempo que se gasta com o blá blá blá dos discursos empolados que não resolvem nada. O que interessa aos brasileiros é como a situação pode ser revertida para transformar o prejuízo em lucro. A usina é produtiva? É lucrativa? Se é, vamos trabalhar duro, colocar pessoas certas nos lugares certos, afastar e punir funcionários ineficientes tornando a situação favorável ao país que deve estar a cima de interesses pessoais. Temos partidos demais, políticos demais e muito pouca eficácia na resolução dos problemas estruturais que atingem a população brasileira. Minha humilde resposta eu vou dar nas urnas, tenho como base a crença na força da mulher. Como base também, no trabalho que  cada candidato tenha feito por seu estado onde não pode haver: sistema de saúde ineficiente, rede escolar precária, baixa oportunidade de trabalho, falta de segurança, inexistência de redes de esgotos, água potável e eletricidade para todos, pavimentação de acessos (ruas, avenidas e estradas). Enfim, o basicão para se viver com dignidade. A eficácia ao governar um estado é o currículo ideal para quem pretende dirigir um país. Afinal descobri o que é um papo reto e estou mandando o meu!