domingo, 13 de julho de 2014

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha)





RESUMO DA COPA

O povo brasileiro mostrou ao mundo que sabe receber nossos irmãos e promover grandes espetáculos como foi a Copa do Mundo em nosso país. Todos que aqui vieram, saíram agradecidos pela receptividade que nós oferecemos a eles durante todo o torneio. O que dependeu da Fifa, a coisa não funcionou como deveria. A abertura e o encerramento da Copa foram um verdadeiro desastre. O secretário Gerome Volcker que disse certa vez, que nós os brasileiros precisaríamos de um pontapé no traseiro para despertarmos, é quem merecia, agora, levar um pontapé na bunda pois o que esperavam do nosso povo, ele deu para o sucesso da Copa das Copas. As vaias que deram na Presidente Dilma e os palavrões a ela dirigidos no primeiro jogo desta Copa, foram injustos e o público demonstrou falta de respeito e educação. Vale lembrar que não foi o povo brasileiro e sim uma pequena parte dele que teve condições de ir ao estádio, uma vez que o ingresso foi caríssimo e o pobre não pode participar da Copa. Só a elite. A Presidente deu sua contribuição para o espetáculo e não teve culpa do grande fiasco que a nossa seleção deu em seus jogos. 



SELEÇÃO PIRIRI


Quem entende pelo menos um pouco de futebol, sabia que a nossa seleção estava muito mal comandada e muito mal entregue a alguns protegidos da CBF. Felipão, que um dia foi campeão por pura sorte, já vinha mostrando sinais evidentes de fracasso profissional nos clubes por onde passou. O último deles foi o Palmeiras que ele abandonou no meio da competição. Carlos Alberto Pareira que também foi campeão com a seleção por pura sorte, é, na nossa opinião, um preparador físico mediano e que, um dia graças ao pontenovense Roberto Machado, ex-dirigente do Fluminense, foi inventado na profissão de técnico nas 4 linhas. Até o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, nada realizou de aproveitável e sempre foi o verdadeiro entrave na vida dos profissionais, seus colegas, que cobriam a seleção, sempre dificultando o trabalho de todos. Acreditamos que depois deste vexame, a CBF rife esta gente e coloque em seus lugares gente que entenda do futebol moderno que se joga hoje em todo mundo. Há muito tempo que estamos advertindo que o futebol brasileiro está falido totalmente. Agora, com esta seleção piriri ficou provado porque a gente pensava de um futebol que um dia foi admirado e imitado no mundo inteiro. O gozado é que, mesmo depois deste vexame, os caras de pau da comissão técnica não querem perder o emprego. Graças a Deus, o povo tem se manifestado nas redes sociais que espera a demissão deles nas próximas horas. Este é o menor castigo que se pode dar a uma comissão técnica tão incompetente como esta. Por fim, uma pergunta que não quer calar: o que faz ou o que fez o Sr. Mortoza nesta comissão?









Falta de respeito. O capitão Cafu, que já ergueu a taça do mundo, e que deveria merecer todo carinho dos nossos dirigentes, foi barrado na porta do vestiário da Seleção Brasileira quando do chocolate que levamos da Alemanha por 7X1. Ele foi barrado pelo presidente José Maria Marim que acha que o poder pode tudo. Para nós, não é bem assim. Cafu vale muito mais do que todos eles que se dizem donos do futebol brasileiro.

















A seleção não podia mesmo ganhar da Alemanha porque o trio pé frio estava no Mineirão.Nem dispacho brabo barra esta gente. 










Uma das poucas justiças desta Copa mundial. O rei Pelé foi ovacionado pelo público do Maracanã. Até que enfim o brasileiro está fazendo justiça a quem foi o maior jogador do futebol mundial em todos os tempos. 

















Quando todo mundo esperava uma seleção de machos, porque para se ganhar uma Copa do Mundo é preciso ter coragem e disposição, os nossos meninos amanheceram com piriri e borraram seus calções na partida contra o Chile. Ali, a seleção já deveria sair do torneio e nós não amargariamos a derrota contra a Alemanha que foi a maior vergonha para o Brasil que era tido e havido como franco favorito para ganhar a Copa. Pelo menos era a opinião do falastrão Carlos Alberto Pareira. Sabe o que faltou ao Brasil: humildade.







Foi uma honra ver na tribuna especial do Maracanã a estadista Angela Merkel que veio prestigiar o time alemão, a presidente Dilma que tudo fez para que a Copa em nossa terra fosse e foi um sucesso e o presidente Putin da Rússia que veio ver nossa organização, pois a Copa de 2018 será em sua terra, a Rússia. 







A Fifa lucrou mais de 2 bilhões de dólares livres com a Copa do Mundo no Brasil. Quem está rindo de orelha a orelha é o presidente Blatter que não acreditava que o brasileiro fosse tão organizado. Nós não ganhamos nada com a Copa, a não ser a surra em campo que nos foi dada pela Alemanha: 7x1. 









Não sabemos porque, mais de vez em quando a Fifa inventa coisas que são verdadeiros absurdos. Agora por exemplo, escolheu Messi como o melhor jogador da Copa das Copas. Para nós, um equívoco terrivel. Na nossa opinião, o maior nome deste torneio no Brasil foi o argentino Mascherano que foi o maior líder que uma equipe apresentou neste mundial. 










Parabéns a valorosa seleção da Alemanha que merecidamente levantou a taça da Copa do Mundo no Brasil. Futebol se ganha com treino, suor e raça. A Alemanha trabalhou durante 14 anos para chegar ao título máximo do futebol em 2014. Valeu todo o sacrifício.





Uma nota: Infelizmente perdemos mais um homem do esporte. Faleceu esta semana, no Rio de Janeiro, o jornalista José Jorge. Zé foi o criador do Troféu Bola de Ouro que escolhia os melhores da imprensa todos os anos. Era um concurso que todo profissional do esporte sonhava ganhar. Descanse em paz meu amigo.




  COLUNA DA MARLENE



"EU ME LEVANTO"


O troféu falta de respeito do ano vai para o bando de abastados, cheios de "status quo" que foi aos estádios para vaiar a presidente da nação. Eu digo abastados porque os ingressos estavam a preços inacessíveis ao bolso do povão. Os que lá estavam a vaiar, representam uma fatia de privilegiados, completamente sem noção e educação. Com o seu comportamento adolescente e imaturo, mostraram uma sociedade que só se une para esse tipo de atitude. Nossos problemas independem da realização ou não de um evento desse porte. Vêm de longa data. Não se tinha o direito de empanar o brilho da vitória alemã lavando nossa roupa suja na hora e de maneira erradas. Mesmo com obras inacabadas e outras mazelas, demos um show de organização. A derrota fragorosa da seleção brasileira que matematicamente falando representa um conjunto vazio tem que servir de ponto de reflexão. Precisamos sair da adolescência e entrar na vida adulta pra valer. Acabou o recreio, voltemos a sala de aula com atenção. Há que se copiar a lição de casa e executá-la com esmero para merecer uma nota 10. Venceram os melhores, os destemidos, os conscientes que honraram sua camisa. Que têm o esporte embutido num currículo escolar, objetivado a formar cidadãos plenos e capazes. Vale agradecer a você Davi Luiz um gigante em campo, um dos jogadores de maior comprometimento nesta Copa. Se destacou por sua garra, pelo respeito ao seu povo e a camisa que vestia. E para a mulher que dirige este país, eu dedico as palavras do poema mais conhecido da ativista americana falecida em 28 de maio deste ano, MAYA ANGELOU:
"I rise
 I rise
 I rise
 Traduzindo: 
 Eu levanto
 Eu levanto
 Eu levanto".