quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Na Rua .... com José Cunha (Com: Isabela Cunha)



O Fogão voltou para o lugar que sempre foi dele na divisão de elite do futebol brasileiro. O time de Jefferson e companhia ganhou o título no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vencendo o ABC de Natal. Agora, a diretoria vai reforçar o elenco para a temporada de 2016. Campanha maravilhosa e positiva merece os parabéns à diretoria, a comissão técnica, aos jogadores, aos funcionários e, principalmente, a esta torcida que acompanhou a equipe alvinegra desde o início do campeonato da segunda divisão, não desistindo nunca. Parabéns a todos e principalmente a Antônio Lopes pelo magnífico trabalho que executou como gerente do futebol nesta caminhada tão difícil, mas gratificante no final da estrada. Que o Fogão venha forte para 2016.





Merecidamente, o Corinthians sagrou-se hexa campeão ao ganhar o campeonato nacional de 2015 com três rodadas de antecedência. O time comandado por Tite foi o melhor desde o início do certame. A equipe corintiana mostrou uma sequência de jogadas modernas criadas pelo seu treinador, principalmente no meio campo que é o pulmão de qualquer time de futebol. Parabéns a diretoria, a comissão técnica, os jogadores, funcionários e a esta imensa torcida de loucos que nunca deixou de acompanhar o time do Parque São Jorge. Hexa campeão é o título festejado por todo o Brasil, pois chegou para um clube que mostrou modernidade na maneira de ser comandado e de jogar futebol. Que no próximo ano, outras equipes sigam o caminho do modernismo que Tite impôs ao time campeão. 







A banda Pearl Jam que levou 42 mil pessoas ao Mineirão, num show maravilhoso na semana passada, deu uma aula de cidadania para todos os brasileiros. O vocalista Eddie Vedder ao final do espetáculo, pediu ao povo brasileiro que olhasse com atenção redobrada o desastre que acabou matando o Rio Doce, um dos mais famosos de Minas. Disse ainda que o cachê recebido pela banda em Minas Gerais ia todo para as vítimas da cidade de Mariana. Que exemplo heim? Nenhuma banda e nenhum artista brasileiro e principalmente de Minas teve compaixão por aquele povo que sofre com a irresponsabilidade de governos e empresas que só pensam nos lucros. Por onde andam artistas consagrados que faturam milhões e milhões de reais por ano, inclusive, aumentando suas fortunas com muitos shows na cidade de Mariana que está ao lado de Ouro Preto. Será que Otto Lara Rezende tinha razão quando afirmou que o mineiro não é solidário nem no câncer? Torcemos para que esta frase não seja verdadeira. O que queremos é que todos os brasileiros ajudem Mariana nesta tragédia que não é só da população de Minas Gerais. Que o Rio Doce seja recuperado brevemente. 







O senador Romário vai se encontrar na próxima semana com o presidente do PSDB para começar a pensar nas eleições do próximo ano. Achamos inteiramente desnecessário este encontro, uma vez que o Sr que preside o PSDB não tem nada a ver com a política do Rio de Janeiro. Alertamos o Senador de cinco milhões de votos que existe um ditado que diz: antes só do que mal acompanhado. Senador, quem avisa, amigo é.










O deputado Eduardo Cunha, acaba de ser eleito com uma votação extraordinária como o maior cara de pau que a política brasileira produziu. E o PMDB ainda sonha em comandar este país. A gente não merece este castigo. 














Durante a reunião do G20 a presidente Dilma Rousseff afirmou categoricamente que respeita muito a opinião do ex-presidente Lula, mas que Joaquim Levy continuará comandando o Ministério da Fazenda. A presidente confirmou que não é hora de troca de ministros naquele ministério. Falando em Dilma, ela foi vencedora, na Câmara dos Deputados, mantendo os vetos de aumento dos magistrados, dos aposentados, e das contribuições de empresas para os partidos políticos. A presidente, na nossa opinião esta no caminho certo e a última decisão de qualquer matéria do Governo Federal tem que ser dela, que foi eleita para governar o país até o ano de 2018. O resto é balela. 








Eu comecei a admirar e respeitar o Clube de Regatas do Flamengo por volta do ano de 1949, quando ainda morava com minha família na cidade mineira de Ponte Nova, na Zona da Mata onde o Clube da Gávea ainda é detentor de maior torcida. Naquela época, eu já torcia entusiasticamente pelo Vasco da Gama, mas reconhecia o tamanho imenso da grande e querida nação rubro-negra. Lembro-me, perfeitamente, do time do Flamengo que empolgava o Brasil inteiro. Garcia, Tomires e Pavão. Jadir, Dequinha e Jordan. Joel, Rubens, Adãozinho, Benites e Esquerdinha. O técnico era o feiticeiro paraguaio Dom Fleitas Soliche. Bons tempos aqueles que o Flamengo, a exemplo de hoje, merecia o amor e admiração até dos adversários como é o meu caso. Parabéns a grande nação rubro-negra pelos 120 anos de vitórias e exemplos que saíram neste tempo da Gávea e que mais 120 sejam escritos na história deste clube que é orgulho brasileiro para o mundo inteiro. 





Uma pergunta: Está certo que muita gente foi presa, condenada e exposta ao julgamento público depois do Mensalão e do escândalo da Petrobras. O que o povo pergunta é o seguinte: Onde está o dinheiro que estes caras roubaram e hoje estão em liberdade, em suas fazendas e em seus apartamentos de luxo, levando vida de milionários quando deveriam devolver a grana aos cofres públicos? Afinal de contas, este dinheiro é nosso. Vergonha é pra quem tem. Eles nunca tiveram vergonha na cara. Com a palavra, as autoridades brasileiras.






Mais uma pergunta: O que falta para as autoridades constituídas caçarem de vez o mandato do Deputado Eduardo Cunha, do PMDB, que já está mais do que provado que ele mentiu para os seus colegas quando afirmou que não tinha contas na Suíça. Qualquer meliante denunciado pelo Ministério Público ou pela Polícia Federal, é preso, imediatamente e julgado pelo deslize promovido. Porque será que este moço goza de tanta proteção enquanto o criminoso comum é tratado de maneira muito diferente?







O PMDB está gritando aos quatro ventos que tem como mudar a cara política do Brasil. O partido, através dos seus líderes diz que vai ter candidato a presidente em 2018. A foto mostra os principais nomes do PMDB de hoje e o brasileiro pode analisar se algum deles já fez por este país alguma coisa de aproveitável para merecer nosso voto em 2018. Querer todo mundo quer, agora alcançar é que é o problema. Achamos que até agora muita coisa foi dita contra Dilma Rousseff, mas de real nada foi apresentado. 







Sucesso total o Salão dos Taxistas no Rio Centro, esta semana, na Barra da Tijuca, promoção da Montenegro Comunicação. Presença dos profissionais do volante e de muitas autoridades do Governo do Estado. Na foto: Claudio Montenegro, o Presidente Marcos Diaz da OCB/Sescoop-RJ quando falavam ao apresentador José Cunha na gravação do Programa Cooperativismo em Ação. Montenegro declarou que o Salão será realizado no próximo ano também em Recife. Parabéns pelo sucesso.









No Salão dos Taxistas, o promotor Claudio Montenegro, o jornalista José Cunha, o secretário de transportes do Rio, Carlos Osório, Marcos Diaz presidente da OCB/Sescoop-RJ e Vinícius Mesquita, diretor da OCB/ Sescoop-RJ.













O secretário de transportes do Rio de Janeiro, Deputado Carlos Osório concedeu entrevista exclusiva para o Programa Cooperativismo em Ação, no Rio Centro, por ocasião do Salão do Táxi. Perguntado pelo apresentador José Cunha, se o nome dele for escolhido para substituir o de Pedro Paulo que se envolveu numa briga familiar com sua ex-esposa, como ele responderia ao prefeito. Aceitava ou não? Ele respondeu que por hora está focado no seu cargo que é muito trabalhoso. No entanto, nós podemos assegurar que o nome do secretário é o preferido de uma boa parte do eleitorado do Rio de Janeiro. Se ele for o candidato, não será nenhuma novidade para nós. 








Solenidade no Conselho Regional de Contabilidade, reuniu vários profissionais e autoridades federais e estaduais, esta semana, no auditório da entidade, no Centro da Cidade. Na foto: o registro da presidente Vitória Maria da Silva ao lado do conselheiro Ribamar. Nesta solenidade, esteve presente representando a OCB/Sescoop, seu presidente Marcos Diaz, contador de profissão e que fez a abertura da reunião. 











O presidente da OCB/Sescoop-RJ, e a presidente do CRC, Marcos Diaz e Vitória Maria da Silva. Presidente da entidade quando da assinatura de um convênio de parceria das duas entidades. Foi um dia festivo para os contadores e para todos os funcionários da OCB/Sescoop-RJ.











P.S.: Nossas condolências pelas vítimas de Paris e de Mariana. Infelizmente, estas coisas acontecem e a gente tem que ter força e fé em Deus para enfrentá-las. Que as famílias das vítimas tenham ajuda divina para consolo e esperança. 







  COLUNA DA MARLENE 




PARALELAS, TEU INFINITO É A PAZ!









Duas tragédias ocorreram praticamente ao mesmo tempo. Ambas anunciadas. Cada uma com sua motivação. 
A da cidade de Mariana, em Minas Gerais, ocasionada pelo descaso e pela cobiça. A da França, movida pelo ódio e intolerância. Sentimentos baixos, sujos e negativos. A humanidade vem subestimando o poder das pessoas que são guiadas pelo ódio e pela cobiça. Sentimentos que caminham paralelamente em direção a seus objetivos. 
Que valor a vida humana tem para os que praticam esse tipo de atitude? 
No caso de Mariana, a possibilidade de lucro não impediu que se construísse uma mineradora num pequeno município onde viviam  pessoas humildes, enraizadas na sua terra. Ali construíram sua história de vida. Ali havia amor, esperança, sustento e um rio que foi assassinado por aqueles que não têm freio quando se trata de dinheiro.
A brutalidade cometida contra o Rio Doce retirou dessas famílias o pão de cada dia e deixou-lhes no peito uma sensação de abandono e não pertinência. 
A biodiversidade da região, degradada pela lama que escorreu rio abaixo, traz consigo um rastro de destruição por todas as cidades por onde vem passando, poluindo suas águas, um bem tão precioso quanto um diamante raro. 
Na França, "eles" agiram em nome da moral, pois acreditam que liberdade é uma palavra pecaminosa. 
Essas tragédias paralelas vêm nos mostrar que precisamos todos, autoridades e sociedade civil mundiais, decidir o que cada um pode e deve fazer para deter os responsáveis por tragédias ambientais e humanas. 
Deus nenhum prega o ódio. Em seu nome podemos unicamente distribuir o amor e a paz. É fato que os homens de boa vontade ainda são a maioria e acreditam na democracia como a melhor forma de vida. A maior prova de que esta é uma verdade absoluta, vem da força da natureza, afinal, o sol ao nascer brilha, aquece, e fortalece a todos indiscriminadamente. 




Recado: 

Obrigada ao jornalista Roberto d'Ávila, que em seu programa na Globo News, entrevistou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Roberto como bom jornalista que é, coloca muito bem suas questões, dando ao entrevistado liberdade para se expressar sem interrupções desnecessárias. O que vi na entrevista, foi um Lula sem medo da verdade, carismático, bem humorado e ostentando um dos sorrisos mais francos e encantadores da política brasileira de todos os tempos.













































































segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Na Rua .... com José Cunha (Com: Isabela Cunha)





Semana passada, fui visitar meus amigos na Super Rádio Tupi. Mais precisamente, fui ao departamento pessoal rever o Perrota que está muitos anos na direção da emissora associada. Conosco na foto: o diretor da Chave Real, Júlio, que ainda não conhecia a nova sede da Tupi em São Cristóvão. No mesmo dia, tive a alegria de rever meu amigo Salvador Ayelo que está festejando seus 50 anos como um dos diretores do sistema técnico da Tupi. 











No final do mês de outubro, festejamos, em São Gonçalo, os 60 anos de jornalismo do companheiro Rujany Martins, nosso companheiro desde os anos 60 na Rádio Guanabara, uma das emissoras da cadeia verde amarela norte e sul do país. Lá estavam muitas figuras da imprensa e nesta foto registramos da esquerda para a direita: o ex-deputado federal Wanderley Martins, chefe da Interpol no Brasil e os ex-prefeitos Osmar Leitão e Josias Ávila. Na oportunidade, a emoção tomou conta de todos que estavam no auditório. Rujany é um nome que merece toda homenagem pelo muito que ele fez e faz pelo jornalismo brasileiro. Parabéns e muitas felicidades para o querido colega.








O jornalista Rujany Martins, o homenageado da noite, sua esposa e amigos em São Gonçalo na noite do dia 26 de outubro, quando o colega festejava 60 anos de jornalismo no Rio de Janeiro. Foi, sem dúvida, uma noite memorável em São Gonçalo. Rujany andou pelas principais emissoras do Rio, mas nunca abandonou a sua querida São Gonçalo. Lá, ele fez muitos amigos e teve muitos seguidores. A história fez o registro de tudo. Felicidades companheiro.









Quando se fala ou se escreve alguma coisa sobre o jornalismo carioca, um nome que vem a tona é o de Teixeira Heizer. Professor e jornalista dos mais prestigiados de nossa geração, Teixeira foi quem deu a primeira oportunidade a Rujany Martins para começar na carreira do jornalismo esportivo, ainda a época da emissora Continental no bairro de Laranjeiras. O início de tudo foi no final dos anos 50. Teixeira também estava em São Gonçalo na noite em que Rujany era homenageado pelos 60 anos de jornalismo que ele completava. Teixeira Heizer ainda é um dos nomes maiores do esporte, comentando partidas de futebol, no Sport TV. Autor de muitos livros sobre o futebol, Teixeira está anunciando a chegada de mais um para o próximo mês de dezembro. Certamente será mais um grande sucesso deste jornalista que está nas primeiras páginas da história do jornalismo esportivo brasileiro. Saúde e sucesso sempre, meu querido Teixeira Heizer.







Momento de emoção na festa de São Gonçalo, foi quando Rujany, de improviso, contou a história de sua fabulosa carreira de 60 anos de jornalismo. Falou de nosso tempo na Rádio Guanabara quando lá conhecemos figuras como Roberto Carlos, Erasmo, Simonal, Tim Maia, Wanderleia, toda Jovem Guarda, Sargentelli, Chico Anysio e tantos outros artistas que viraram figuras marcantes na nossa música e em nossa TV. Muitos presentes se emocionaram, porque foram lembrados também muitos nomes de companheiros que foram astros na locução esportiva e que passaram também pela Guanabara. Jorge Cury, Oduvaldo Cozzi, Dualcey Camargo, Vitorino Vieira, Paulo César Tênios, João Saldanha, Zoulo Rabello, José Dias, Geraldo Serrano, todos comandados pelo saudoso Dolar Tanus que foi considerado como um locutor da voz mais bonita daquela época. Foi muita emoção. 







Cleber Moura, o grande noticiarista da época, também foi a São Gonçalo levar seu abraço ao colega Rujany Martins. Fez uma pregação que emocionou a todos nós. Cleber hoje é pastor e continua sendo o homem humilde que sempre foi. 















Osmar Leitão, Josias Ávila, ex-prefeitos de São Gonçalo, o jornalista José Cunha, o delegado e chefe da Interpol brasileira Wanderley Martins e o homenageado da noite, o jornalista Rujany Martins na comemoração dos seus 60 anos de jornalismo. São Gonçalo, nesta noite, vibrou de emoção. 













Diploma oferecido pelo amigo Wanderley Martins para Rujany na comemoração dos 60 anos de jornalismo do querido companheiro. Com eles, na foto: os jornalistas José Cunha e Teixeira Heizer que foi o padrinho de Rujany no início da brilhante carreira do amado jornalista. 













O empresário Otto, considerado o rei da Tijuca, anunciando mais um festival de palmito nas suas duas casas tijucanas. Vem aí mais uma temporada de sucesso do Otto que movimenta os restaurantes tijucanos o ano inteiro, não se importando com tempo de crise porque lá tem qualidade e preço. Esta foto foi tirada no Palácio Guanabara quando Pezão recebia mais de 150 empresários para colaborar com o Governo nesta crise que é do Brasil inteiro. 









Marcos Diaz, presidente da Ocb/Sescoop e Antônio César, ex-presidente da Loterj, também estavam no Palácio Guanabara a convite do Governador Pezão. Vale lembrar que o Governador tem muito apreço pelo presidente Marcos Diaz e sempre colocou seu Governo à disposição da OCB/ Sescoop. Neste dia, o presidente Marcos Diaz foi uma das figuras que o Governador fez questão de cumprimentar e dizer que o cooperativismo foi para ele, o Governador, o grande trunfo quando do início de sua carreira política no interior do Rio de Janeiro e por isso, ele era muito grato a oportunidade que lhe foi dada pelas cooperativas da região de sua cidade, Piraí. 







Na solenidade em que o Governo do Rio de Janeiro assinou muitos convênios com o Banco do Brasil, o Governador Pezão recebeu de maneira particular, o empresário Otto, que como já falamos, é considerado um dos maiores comerciantes no ramo de restaurantes na Tijuca. O Governador naquela oportunidade, afirmou que é destes empresários que o Rio de Janeiro precisa para fugir da crise que está preocupando a todos e inclusive trazendo problemas seríssimos para a economia brasileira. Segundo Pezão, ele jamais desanimou e acredita piamente que o Brasil vai sair desta crise como saiu de todas que enfrentamos nos últimos anos. Sou um otimista de carteirinha, encerrou o Governador. 







Marcelo Venâncio, Luis Carlos Silva, empresários da Sport Plus, Luciano, empresário da Churrascaria Estrela do Sul, em Botafogo e o jornalista José Cunha, no encontro de semana passada, em almoço de negócios que entrou pela tarde. Antes de mais nada, este foi um encontro de amigos. 











P.S.: A política brasileira continua pegando fogo. Na próxima semana, vou falar dela. Aguardem. 







  COLUNA DA MARLENE  



                                  




A INFLUÊNCIA DO ASFALTO NO EGOCENTRISMO DA MINHOCA




Pois é, como dizia o pai da psicanálise Sigmund Freud, "todo homem tem que decidir por si mesmo de que modo específico pode ser salvo". E não tem "Perrépis" (talvez, em portuglês). Não adianta querer achar que o mundo é o culpado de todos os nossos problemas. Nossa cura está dentro de nós mesmos. Nossas escolhas traçam o nosso destino que às vezes nos prega peças. Se as coisas não caminham exatamente do jeito que planejamos, devemos fazer uso de um plano "B" de vida para transformar a experiência em ganho. Sim, porque a vida, nada mais é que um jogo de perdas e ganhos em direção à maturidade. 
O encontro da luz do sol com a atmosfera terrestre dá a cor azul ao céu. Por que temos tanta dificuldade para entender que a própria natureza nos dá sinais? Não é fácil encontrar a química que dá a cor azul a nossa vida. Só não é impossível. É preciso encarar a existência com "olhos de ver e ouvidos de ouvir". Foco, atenção, amor e compaixão são palavras-chave. Também ajuda não levar a sério as críticas impiedosas e destrutivas. 
Jean Paul Sartre já falou que "o inferno são os outros" (nem sempre). Às vezes, nós mesmos criamos e damos vida a macaquinhos em nosso "sótão". No afã de explicar o inexplicável, acabamos por complicar o que pode ser tão óbvio. É só dosar razão e coração e deixar rolar. 
Quanto a minhoca, bom, se ela sobreviveu ao processo de urbanização que modificou seu habitat, você também é capaz de fazê-lo. Se joga na vida com o coração e verá que viver não é fácil, mas vale muito a pena. 




RECADOS:



QUERIDA TAÍS ARAÚJO


Repudio o preconceito em todas as suas sórdidas manifestações. Por isso, envio a você o meu carinho e solidariedade. Taís você é  uma pessoa linda, ótima atriz, casada com um excelente ator que, além de bonito, nos passa a impressão de uma firmeza de caráter ímpar. 
Que essas pessoas nefastas que te agrediram gratuitamente, saibam que "o ódio que se guarda vai matando só quem sente" (Padre Fábio de Mello). 









TURMA DA MÔNICA


Aplausos para Maurício de Souza que vem encantando gerações, sempre reinventando e atualizando seus personagens, inclusive agora, com a nobre causa da inclusão social.Parabéns para a Mônica, uma jovem senhora de 50 anos. 










Para ouvir e refletir sobre esta letra: