segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Na Rua .... com José Cunha (Colaboração: Isabela Cunha e Max Figueiredo)





Esta semana é de sufoco para as torcidas de Fluminense e Vasco da Gama. O sofrimento é muito grande porque os dois estão na eminência de cair para a segunda divisão do futebol brasileiro. Não adianta alguém procurar motivos da péssima atuação de ambos no Campeonato Nacional de 2013 porque a culpa é mesmo das diretorias que não souberam analisar a tradição de tricolores e vascaínos na história do futebol brasileiro. É inadimissível tanta incompetência. Só um milagre salva um dos dois no final do Campeonato. 






Bobagem consumada. É dificil de analisar as atitudes dos dirigentes do futebol brasileiro. A diretoria corintiana acaba de demitir o técnico Tite que é um dos maiores técnicos vencedores do futebol brasileiro. O dificil de entender é que o treinador deu ao Corinthians, em 3 anos, todos os títulos que uma equipe de futebol desejava. Inclusive é bom lembrar que Tite levou o Timão ao título de campeão do mundo. Vamos ver qual o nome que os sábios dirigentes corintianos vão encontrar para substituir o treinador gaúcho que foi melhor do que todos que passaram pelo Parque São Jorge. Estas injustiças é que não deveriam acontecer no futebol brasileiro. Claro que Tite já tem muitos clubes interessados em seu passe para o próximo ano. Que seja feliz este homem que além de ser um profundo conhecedor das coisas do futebol, é também um ser humano admirado e querido por todos que gostam e vivem do futebol. Saúde Tite e sucesso em 2014. 





A política pega fogo no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o governador Sérgio Cabral (PMDB) admitiu que pode deixar o governo apartir de 31 de março de 2014 para se candidatar ao Senado Federal. Será que ele se elege? Segundo as pesquisas não. A última pesquisa divulgada pela imprensa carioca, a sucessão no Rio de Janeiro está mais para Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB). O candidato do governador, até o momento ainda não conseguiu alçar vôo. Claro que muita água ainda vai correr até outubro de 2014. Se a eleição fosse hoje, Garotinho voltaria ao Palácio Guanabara. 











Graça Matos e Cidinha Campos continuam despontandi como duas das melhores deputadas estaduais do Rio de Janeiro. Graça representando o colégio eleitoral de São Gonçalo, um dos mais poderosos do Rio de Janeiro e Cidinha, agora, secretária de defesa do consumidor, com atuação das mais destacadas. Ainda, na semana passada, Cidinha concedeu entrevistas para emissoras de televisão e jornais dos EUA, Alemanha e Portugal. Falou de sua pasta e comentou as coisas do Brasil de agora. Graça é nome forte do PMDB e Cidinha continua no PDT, que ela defende desde a época do Dr. Leonel Brizola.





Tragédia anunciada- Todo ano é a mesma história. Todo mundo sabe que os meses de dezembro e janeiro trazem chuvas fortes e tempestades que dificultam a vida dos moradores do Rio de Janeiro, principalmente os da Baixada Fluminense e de algumas cidades vizinhas como Petrópolis e Teresópolis. Este ano não foi diferente. As águas chegaram em nosso irmãos e voltaram ao sofrimento. Todo mundo sabia, menos o governo que continua incompetente como sempre. As verbas chegam aos cofres do Palácio e das Prefeituras, mas não chega às obras que iriam melhorar a vida do contribuinte. Assim não dá. Ou se toma uma atitude séria contra estes políticos corruptos ou vamos continuar assistindo pela Tv tragédias que poderiam ser evitadas. 



Perguntar não ofende: O delator do Mensalão precisa de se alimentar com Salmão e outrros ingredientes de ricos, será porque tem câncer ou é ainda resultado de sua oepração de redução de estômago? A imprensa não revelou e nós, os contribuintes precisamos saber. E o dinheiro desviado, ele devolveu a Nação? 






Pronto, o Campronato Nacional de 2013 acabou sendo decidido no tapetão. A Portuguesa de Desportos foi punida pelo STJD por cinco votos a zero por ter escalado um jogador punido em seu último jogo pelo Brasileirão. Com esta decisão quem ganha é o Fluminense que já havia caído para a segundona e volta para a divisão especial do futebol brasileiro. Isto não devia acontecer nunca num futebol considerado como um dos melhores do mundo. Mas é bom dizer que lei é lei. A Portuguesa errou e vai pagar por isso enfrentando os buracos da série b do Campeonato Nacional de 2014. 





Pesquisa confima o crescimento da preferência do eleitor brasileiro para a reeleição da Presidente Dilma. Ela tinha 37% da promessa de voto e agora foi para 43%. O resultado não é novidade para o blogueiro, mas a própria presidente sabe que todo cuidado é pouco. Os adversários vão atacar no próximo ano e ela tem que melhorar seu setor de comunicação que é dos mais fracos. Só no Rio de Janeiro, seus aliados acabaram com o prestígio da Rádio Nacional, que já foi a maior emissora da América Latina e destruiram um prestígio grande que tinha a TV Educativa, criada pelo saudoso reitor Gilson Amado. Presidente, ainda há tempo de consertar as coisas. 2014 é o ano de eleição e qualquer descuido pode ser fatal. 







As pesquisas no Rio de Janeiro continuam apontando Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRDB) os nomes preferidos pelo eleitorado carioca para as eleições de 2014. Hora é um em primeiro lugar, hora é outro. Não seria bom que os partidos se reunissem e decidissem formar uma chapa com os dois para o pleito do ano que vem? Claro que muita água ainda vai passar embaixo da ponte, outros candidatos virão, mas ninguém pode negar que politicamente estes dois sabem o caminho para a vitória. Vamos aguardar os acontecimentos, mas fica nossa opinião de jornalista e blogueiro. 










O Flamengo também foi punido pelo STJD porque escalou André Santos no seu último jogo do Campeonato Nacional de 2013. Diferente da Portuguesa, o time ds Gávea perdeu 4 pontos na tabela, mas tem posição muito boa e garantida para jogar o Brasileirão de 2014. O que a gente pode observar que os responsáveis que cuidam dos interesses dos clubes têm que tomar mais cuidado e observar todos os dias o site da CBF. O prejuízo para a Portuguesa vai ser incalculável. Para o Flamengo também. 





Inaugurada a Estátua de Nelson Mandela, neste dia 15 de dezembro, em frente ao Parlamento da África do Sul. Esta homenagem não é só dos conterrâneos de Mandiba. É do mundo inteiro que aprendeu com ele que o homem é o resultado de sua luta, de sua humildade e de sua compaixão com o seu semelhante. Todos nós estamos felizes pela inauguração, uma vez que ela garantirá a lembrança de um líder que deu uma verdadeira lição ao mundo como não se guarda mágoa na alma e vingança no coração. Mandela ficou 27 anos numa prisão e saiu de lá com peito em paz para comandar a África do Sul que não foi a mesma depois dele ter chegado à Presidência da República. Mandela voltou para a casa do Pai e vai descansar eternamente. 





COLUNA DA MARLENE


TOP TEN

Despretensiosamente uso este espaço para expressar algumas questões que tocam meu coração. E nada o tocou tanto quanto ver a nossa Fernandona segurando um Emmy por seu trabalho. Foi antes de mais nada um prêmio com sabor de justiça. O trabalho que a Rede Globo faz é fruto de uma filosofia empresarial alicerçada na excelência. Todos os seus profissionais nos transmitem que acreditam no que fazem, vestem a camisa com muito amor e isso fica nítido para quem assiste a sua programação. A Tv brasileira vem conquistando espaço no mundo; o que o nosso cinema ainda não conseguiu. Mas chegaremos lá. Segundo Dona Lindú (mãe do ex-presidente Lula) o segredo do sucesso é a teima. Baseada nesta premissa, eu acredito que nosso cinema ganhará o mundo. Hollywood ficou devendo um oscar a Fernanda Montenegro por Central do Brasil. Aliás, cadê o Roberto Benigni? A primeira vez a que assisti ao filme A Vida é Bela, parei na cena do soluço. Um tédio. Já Fernanda Montenegro está aí linda, divando, digna. O especial Doce de Mãe que deu a ela o prêmio de melhor atriz foi sensível, bem humorado e primoroso em atuação e produção. Voltando no tempo, conheci Fernanda Montenegro e seu marido Fernando Torres na Universidade Santa Ursula nos anos 70. Eu cursava pedagogia, porém fui assistir ao debate que eles faziam para o curso de história sobre a peça O interrogatório de Peter Waiss que trata dos horrores do nazismo. Foi um show. Já Lado a Lado prêmio de melhor novela, foi uma aula da história do Brasil em sua evolução de costumes. Tive muita vontade de ter participado da pesquisa de época que deve ter precedido à feitura do roteiro; fascinante. Lazaro Ramos, Camila Pitanga e Zezé Barbosa; vou falar o quê? E Tiago Fragoso, um ator em full hd, em seu segundo prêmio Emmy.  O primeiro por seu desempenho em O Astro, Fala sério! Não podia dar outra. Também temos nossa Hollywood culta,despojada e profunda. Afinal o que se leva da vida é a leveza do SER priorizada ao TER. Infelizmente nem tudo são flores. Nosso país tem problemas gravíssimos a serem corrigidos e superados. Tem toda uma mentalidade de práticas pouco saudáveis a ser mudada para ontem. Mesmo assim acredito que "sim, nós podemos", estamos no caminho e como diz Lulu Santos na canção "Vamos nos permitir" e mudar a cara do Brasil. Uma vez mais me congratulo com os profissionais da telinha que entram em nossos lares para oferecer momentos de extremo prazer. Valeu Rede Globo! Décimo Emmy. Dr. Roberto Marinho deve estar a sorrir lá do andar de cima.