domingo, 23 de agosto de 2015

Na Rua .... com José Cunha (Com: Isabela Cunha)





Carlos Pirgibe, Presidente Marcos Diaz, Deputado Estadual Carlos Minc e o jornalista José Cunha quando da visita ao gabinete do deputado do PSD quando o presidente da OCB/Sescoop foi convidar Minc para formar na bancada do cooperativismo do Rio de Janeiro. O deputado aceitou de pronto e disse ter ficado muito feliz com o convite e com a visita do presidente Marcos Diaz, que vem trabalhando intensamente para divulgar o cooperativismo em todas as frentes da sociedade brasileira. Minc será um dos nomes de destaque na bancada carioca. 







Alguém disse na imprensa neste fim de semana, que a única saída para tirar o Brasil da crise que ele se encontra só se a presidente renunciar. Fiquei surpreso porque a notícia está na coluna de um dos maiores jornalistas de nosso tempo. Será que ele, que também já viveu na política brasileira não sabe que a presidente está acostumada às pressões e, garanto, que nunca passou pela cabeça da Dilma a possibilidade de renunciar a um mandato que ela ganhou do povo brasileiro? Este negócio de renúncia é para os covardes e nossa presidente já mostrou pela vida a fora que ela tem coragem para dar e vender. Muito bem presidente, a senhora sabe que nós, que amamos este país, estamos com a senhora para o que der e vier. Não se encomode com as bravatas de alguns golpistas que andam por aí. Na hora h, eles nem vão as manifestações, porque quando falamos em coragem, eles não tem absolutamente nenhum passado que garanta a presença deles de cara limpa. O dia 16 está chegando e esta afirmação estará pairando sobre o acontecimento. Tomara que tudo ocorra dentro da normalidade e que o povo tenha juízo, pois este filme nós vimos em 64 e o final dele foi muito triste para quem ama a democracia como o povo do Brasil. Saúde presidente. Vamos rezar para que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude a sair desta crise que não é só nossa e está espalhada pelo mundo inteiro. 







Presidente Marcos Diaz da OCB/Sescoop esteve nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, convidando alguns deputados para a formação da bancada do coopertivismo no nosso estado. Na foto, ele está com a deputada, delegada Marta Rocha, que prometeu ao presidente que estará presente na solenidade do dia 10 que vai marcar o lançamento da bancada na própria Assembléia Legislativa. Marta agradeceu o convite e disse ao presidente que pode contar com ela para trabalhar na bancada para fortalecer o cooperativismo no Rio de Janeiro. Marta Rocha é deputada pelo PDS e é hoje uma das políticas mais acreditadas na Casa do Povo. Marta aproveitou a oportunidade e concedeu entrevista exclusiva ao jornalista José Cunha para o Programa Cooperativismo em Ação que vai ao ar sábado, de 11:30 ás 12:30, na TV Comunitária, canal 6, da NET. Na entrevista, ela fala  do seu mandato, da segurança e da confiança que ela deposita no governo Pezão. Vale a pena conferir. 







Aproveitando sua visita à Assembléia Legislativa, o presidente Marcos Diaz foi também ao gabinete do deputado Luis Martins (PDT) para convidá-lo a fazer parte da bancada estadual do cooperativismo do Rio de Janeiro. O deputado aceitou de pronto e disse que deseja ser um soldado para servir ao cooperativismo que será um ganho extraordinário para a população do Rio de Janeiro. Luis Martins também concedeu entrevista exclusiva ao jornalista José Cunha para o programa Cooperativismo em Ação, que vai ao ar sábado de 11:30 às 12:30, na TV Cominunitária, Canal 6, da NET. A exemplo da entrevista da deputada Marta Rocha, vale a pena conferir. De lá, o presidente Marcos Diaz, na foto com o deputado, seguiu direto para Brasília, onde vai participar de reunião da OCB Nacional. Vem novidades por aí. 








A presidente reuniu-se com os governadores em Brasília para fazer uma política de boa vizinhança. A semana da presidente foi marcada pelos vetos dela aos projetos de aumento do pessoal do STF e dos aposentados. No primeiro caso, não foi novidade. No segundo, serviu para provar que também a presidente quer mesmo é ver nós todos, os aposentados, morrendo de fome e sem mesmo dinheiro para comprar remédios, tão necessários nesta altura da vida. Gozado é que todo mundo tem alguém da família vivendo de aposentadoria e continua votando nos políticos que sempre desprezaram os velhos e doentes aposentados deste país. Vale lembrar que amo que vem tem nova eleição. 






Tirando os programas cara de pau, Zorra Total e Chapa Quente, a muito tempo que a gente não via coisa tão ruim como foi o programa gratuito do PSDB na TV. A única coisa que escapou foi a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que é um dos poucos políticos que o brasileiro ainda acredita no partido que se diz de oposição. Todo mundo sabe que o PSDB não é e nunca foi oposição. Ele também sempre esteve a espera de uma boquinha. Exemplo maior é o Pinóquio de Minas que afirma que no dia 16 de agosto, estará nas ruas nas manifestações contra o governo Dilma Rousseff. Nós não acreditamos que ele vá. Falta coragem a ele que sempre esteve nas boas às custas de seu avô Tancredo Neves. É esperar para conferir. 







Nas organizações Globo, propriamente na Rádio Globo, vivi os melhores dias de minha carreira profissional, na equipe esportiva da Rádio Globo, sob o comando do saudoso Waldir Amaral. Aproveitamos hoje, para saudar a família Marinho que tanto fez e faz pela imprensa livre deste país. Todos nós, temos uma gratidão e um respeito eterno pelo jornalista Roberto Marinho que, aos 60 anos de idade deixou este legado maravilhoso de comunicação para todos nós que escolhemos a difícil profissão de informar e divertir o povo num continente tão grande como é o Brasil. Todos os dias, nós nos perguntamos: o que seria do Brasil se não fosse a visão do jornalista Roberto Marinho que deu oportunidade ao brasileiro de saber das noticias nos mais longinquos rincões deste continente? Quando O Globo completa 90 anos, é hora de abraçarmos Irineu Marinho, Roberto Marinho, toda família Marinho e todos os companheiros que fizeram deste jornal, o maior jornal do país. Felicidades e sucesso constante. 






Quem acompanhou como eu a história do PTB de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, fico mesmo pasmo quando dou de cara na televisão com uma moça se dizendo presidente do partido. Será que o PTB não merecia coisa melhor? É por isso que nós não cansamos de dizer que o Rio de Janeiro está muito mal servido com esta bancada federal que nós mesmos  elegemos. O carioca tem que mudar os seus hábitos e votar contra esta gente que se diz compromissado com o povo e que fazem tão somente coisas para seu benefício próprio. Penso e confirmo: pelo que a gente vê hoje, o PTB de Getúlio merecia melhor sorte e mais respeito. 





Coitados. Esstavam exaustos. Terminado o recesso, os senhores deputados e semadores retornam nesta segunda aos seus afazeres. Eduardo Cunha que comanda a Câmara Federal e é um dos nomes fortes do PMDB, está na mira da Lava Jato. A corda está se estreitando e tem muita gente em Brasilia que não está dormindo com medo da rebordosa que vem por aí. Tomara que a coisa funcione como nós estamos esperando e que todo aquele que for investigado e tiver contas a pagar com a justiça, seja imediatamente afastado de seus cargos e da sociedade. Com todo policiamento, a roubalheira continua desenfreada no Brasil. O momento mostra que este país está infestado de ladrões e de caras de pau. Polícia neles. 





Dia 28 de julho foi aniversário do companheiro Vinícius Mesquita, um dos diretores da OCB/Sescoop. A equipe estava toda lá para abraçar o companheiro e dar os parabéns a quem a gente tanto admira. Na foto, o presidente Marcos Diaz, o diretor Angelo Galatolli que ajudaram a cortar o bolo que estava realmente delicioso. Parabéns ao Vinícius e que ele tenha saúde e continue a ser o grande companheiro que é. Deus lhe ajude. 







O presidente Marcos Diaz, da OCB/Sescoop comandou esta semana o 1º Fórum de Desdobramento do Planejamento Estratégico, realizado no Hotel São Domingos no Rio de Janeiro. Vários companheiros fizeram palestras, Sérgio Gran falou do planejamento estratégico, Valdinei Calixto falou da árvore estratégica, Cristiane Quaresma falou da promoção social, Ana Lúcia falou sobre a formação profissional, José Erivan se expressou em nome da OCB RJ. O encontro durou todo o dia de sexta-feira, dia 24/07. Na foto, o presidente Marcos Diaz, tendo ao fundo os colegas Sérgio Gran e Ana Lúcia. 






Mesa de trabalho formada pelos companheiros da esquerda para a direita: Rosana, Patricia Loiola, Leandro Casara, Marcelo Silva e José Erivan. A participação da equipe da OCB foi o ponto maior deste 1º Fórum de Desdobramento do Planejamento Estratégico. Cada dia o cooperativismo do Rio de Janeiro ganha força com o trabalho executado pela OCB/ Sescoop. 












Mesa formada por diretores da OCB/Sescoop. O surperindentende Jorge Lobo, recentemente vindo de viagem a trabalho da Europa, Angelo Galatolli e ao fundo o presidente Marcos Diaz, o vice Jorge Menezes. Menezes teve uma participação muito ativa durante todo o encontro. 














Os colegas Fabiana Andrade e Calixto que também participaram ativamente do encontro. Parabéns a toda equipe que trabalhou muito para o sucesso do 1º Fórum de Desdobramento do Planejamento Estratégico.
















Esta semana, começa triste para o cronista. Morre no Rio de Janeiro, o amigo querido Jorge Leite, ex-deputado estadual e homem de inteira confiança do governador Chagas Freitas e com uma presença muito ativa na politica do Rio de Janeiro. Além de deputado, Jorge Leite foi secretário de estado e deixa seu nome na história polpitica do Rio de Janeiro. Quem conheceu e conviveu com ele, como eu, certamente está triste com a morte do amigo. Descanse em Paz e que a família seja confortada num momento tão difícil que a vida nos oferece. De Jorge vai ficar a lembrança de um amigo que amava seus amigos e esta Cidade do Rio de Janeiro. Adeus amigo. 



P.S.: Senadores e deputados brasileiros estão de férias. Coitados, eles trabalham tanto! 




Morre no Rio, o jornalista esportivo Sérgio Leitão. Apesar de ser um jornalista ligado ao esporte, Serginho foi quem deu a notícia da prisão do londrino Ronald Biggs. Sérgio foi um apaixonado por sua profissão. Era poliglota, escritor e conheceu aproximadamente 80 países. Sérgio Leitão era sosia do João Só, aplaudido compositor e cantor brasileiro. Quando a gente viajava com Serginho, a gente não tinha nenhuma dificuldade de idioma porque ele falava corretamente inglês, francês, alemão e castelhano. Fiquei amigo deste magnífico jormalista quando estivemos juntos na cobertura dos Jogos Panamericanos de Calli na Colombia. Depois, Serginho e eu andamos por este mundo e mantivemos uma amizade sólida até os seus últimos dias. Nos encontramos no Maracanã, dia desses, depois de um jogo com a participação do seu Flamengo. Na oportunidade, tive a alegria de apresentá-lo ao meu filho Gustavo Cunha que, como ele, é um apaixonado do jornalismo esportivo. O Rio e o esporte ficam mais pobres sem o talento de Sérgio Leitão. Descanse em Paz companheiro. Nossos sentimentos à família. 






A semana terminou com uma cena impressionante. Durante uma solenidade do Governo de São Paulo, um idoso sofreu uma parada cardíaca e imediatamente, o governador Geraldo Alckimin desceu do palanque e ressucitou o idoso. Seguido por sua segurança, o governador que é médico de profissão, entrou na ambulância e foi com o doente até o hospital. Nesta hora, falou mais alto o juramento que o governador fez quando formou-se em medicina. Por isso, é que Alckimin é um dos mais respeitáveis integrantes do PSDB. Parabéns ao governador de São Paulo que abandonou uma festividade oficial de seu governo paea salvar uma vida humana. 







George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha foi a alegria da meninada brasileira durante seus 50 anos de picadeiro. Grande nome da TV, mas foi ao lado do palhaço Arrelia que ele fez o seu nome e ficou registrado na história circense como um dos maiores palhaços de todos os tempos. Se fosse vivo, Carequinha teria feito 100 anos, sábado, dia 18/07. Morador de São Gonçalo, Carequinha conheceu todo Brasil quando era integrante do Circo Garcia que era um dos mais requisitados por prefeitos e políticos para as suas cidades. Seu enterro,na sua São Gonçalo, levou uma multidão espetacular à sua última morada, com o povo mostrando o quanto o amava. Descanse em paz. 












Pelé esteve internado, na semana passada, para operar a coluna. O Rei do futebol começou a perder a força nas duas pernas e já estava caminhando com muita dificuldade. Foi operado no Hospital Albert Einstein e a operação foi um sucesso. Ele vai ter alta nesta segunda-feira e os médicos garantem que Pelé poderá ter vida normal. Graças a Deus.












Noca, Monarco, João Nogueira, Jair Amorim foram alguns dos poetas que cantaram a nossa querida Portela. Entre eles, estava a figura maravilhosa de Candeia. O tempo passa, mas todas as vezes que a gente lembra ou fala da Portela, seu nome vem nos primeiros lugares. Se vivo fosse, Candeia tinha completado esta semana, 80 anos. Nossa lembrança e nosso pedido a Deus que o poeta descanse em paz. 











A seleção masculina de volleyball da França sagrou-se esta semana, campeã da Super Liga Mundial com uma performance invejável. Derrotou os Estados Unidos na final e já tinha vencido o Brasil que foi eliminado pelos Estados Unidos. A derrota da Seleção Brasileira foi uma surpresa, porque o time de Bernardinho vinha muito bem no torneio e só fracassou nas duas últimas partidas. Parabéns aos franceses que são realmente jogadores e técnicos da mais alta qualidade. 




P.S.: A Lava-Jato sob o comando da Polícia Federal chegou ao mundo político. Esta semana, será uma semana de muitas novidades. Políticos estão tendo insonia desde a semana passada. Quem não deve, não teme. Aguardem notícias em nosso blog. 







O vereador S.Ferraz, é o autor da lei que vai dar ao cantor Agnaldo Timoteo o título de cidadão do Rio de Janeiro, no próximo dia 29, quando o cantor mineiro estará no Imperator do Méier fazendo um show. A solenidade será no local da apresentação do popular cantor. Timoteo estava nas imediações da Câmara de Vereadores convidando os amigos para esta sua apresentação no teatro João Nogueira, mais conhecido como Imperator. Timoteo vai apresentar muitas músicas que o público consagrou na sua vitoriosa carreira na Música Popular Brasileira. Nós, damos os parabéns e fazemos votos para que o show seja um grande sucesso. Na foto, da esquerda para a direita, o vereador S. Ferraz, Timoteo e Pedro Lopes, presidente da Casa do Compositor.








Recebi convite do amigo Timoteo para seu show do dia 29 no Imperator. Tive muita alegria em rever o amigo que conheço desde os anos 60, quando ele ainda imitava seu ídolo Cauby Peixoto. Timoteo é considerado no mundo artístico, um amigo que nunca faltou com sua colaboração quando um colega se encontra em dificuldades. O tempo passa e ele continua mantendo sucesso extraordinário na sua carreira. Seja feliz amigo. 

















O presidente Marcos Diaz, da OCB/Sescoop se encontrou hoje com o deputado estadual Paulo Ramos para falar de cooperativismo. Paulo é um dos maiores incentivadores da bancada estadual que defende o cooperativismo no Rio de Janeiro. A foto registra o encontro num almoço no Paço Imperial. O presidente Marcos Diaz vai trabalhar agora a bancada federal em Brasilia. É o cooperativismo entrando para valer no mundo político do nosso país. 








O senador Romário PSB/RJ foi eleito presidente da CPI da CBF. Foi ele quem pediu a CPI que vai desvendar os mistérios da entidade que comanda o futebol brasileiro que está de dar pena. Muita coisa errada da CBF certamente será conhecida agora graças a Romário que tem feito um trabalho político dos mais admiráveis em Brasilia. Romário entre muitas coisas defende maior poder dos clubes que são realmente o que há de melhor no nosso futebol. O poder da CBF e seus dirigentes está no final porque o resultado obtido na Copa do Mundo de 2014 apressou a vontade de alguns desportistas para mudar o estado deplorável que o futebol brasileiro alcançou. Tomara que esta CPI não acabe em pizza. Romário confirmou nesta quinta-feira, dia 16/07, que é mesmo candidato a prefeito do Rio de Janeiro nas próximas eleições. O senador se animou porque na pesquisa que apareceu no Rio, ele está em primeiro lugar. Claro que ainda vai acontecer muita coisa. Outros candidatos já se manifestaram afirmando que vão procurar Romário para os primeiros entendimentos de coligações. Vale lembrar que Romário foi eleito senador com 4 milhões e alguns votos. Ninguém pode negar que ele é um candidato muito forte para o pleito do ano que vem. 







Mais uma vez, Lula foi a Brasilia e lá se reuniu com a presidente Dilma. Ele foi dar palpite num governo que ele mesmo disse que não era o sonhado para o PT. O que a gente não entende, é porque a presidente ainda ouve conselhos do Lula que, atualmente não está falando coisa com coisa. A presidente já chegou de sua viagem ao exterior dizendo que vai fazer mais política e convocou todos os companheiros para conversas que possam ajuda-la nesta fase dificil que o país atravessa. Dilma voltou animada dos Estados Unidos onde teve um encontro dos mais proveitosos com o presidente Barack Obama. Ela revelou que nesta viagem, um encontro que muito a agradou foi com o presidente Putin da Rússia. Com ele, a presidente conseguiu desbloquear a ordem de não se comprar carne brasileira. Agora, o Brasil volta a exportar carne bovina para a Rússia depois de 2 anos de proibição. Esta foi realmente uma grande vitória da presidente brasileira. 






O presidente Marcos Diaz e o vice-presidente da OCB/Sescoop, Menezes, na abertura do Dia de Cooperar que a OCB realizou um grande encontro de cooperativas afiliadas no Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas. A direção da OCB/Sescoop e seus funcionários ficaram satisfeitos com o sucesso extraordinário do acontecimento. Dia 4 de julho foi mais um dia de cooperar. Foi também o dia internacional do cooperativismo que foi comemorado no mundo inteiro. Parabéns para a equipe que trabalhou muito para o sucesso que tivemos no Rio de Janeiro. 







No Dia de Cooperar, o companheiro Adelson Novais, da OCB/Sescoop, aproveitou a equipe médica que estava no conclave para conferir a pressão e saber como anda o coração. Tudo bem, e o Adelson saiu satisfeito da vida. Ele é o principal secretário do presidente Marcos Diaz. 












Reunião do departamento de comunicação da OCB/Sescoop realizada esta semana, na sala do presidente Marcos Diaz. Foi para tratar de assuntos relacionados com a promoção das cooperativas cariocas. O cooperativismo está ganhando realmente muita projeção na imprensa carioca. Não temos dúvida que quando o povo conhecer melhor o cooperativismo, entenderá que o associado é realmente o dono do seu produto. Na medida do possível, estamos mostrando esta verdade para nossa sociedade. Já temos um programa exclusivo, o Cooperativismo em Ação, no Canal 6 da Net, TV Comunitária, que vai ao ar três dias da semana. Procure entrar em contato conosco para conhecer o que é a história do cooperativismo. Na foto, o presidente Marcos Diaz, os jornalistas Claúdio Montenegro, Bruno Oliveira e José Cunha.





Registro do pessoal da Firjan que esteve comandando palestras e conhecimento do cooperativismo em Irajá, na semana passada, quando se reuniu a turma de catadores que aproveitou para participar, além das paletras, tratameno bucal, medição de pressão, advogados gratuitos, chefe de cozinha fazendo bolos e sucos indicados para quem necessita de dieta, com aproveitamento total das cascas das frutas. Foi uma tarde de cooperar das mais agradáveis e promissoras. A turma adorou. Lá estivemos representando o presidente Marcos Diaz e a diretoria da OCB/ Sescoop.







Catadores de Irajá que estavam na reunião e participaram do Programa Cooperativismo em Ação, mostrando o quanto a cooperativa tem colaborado para o sucesso profissional dos sócios. Depois, de cooperar, a turma, participou de um almoço de confraternização que foi dos mais concorridos, inclusive, com a participação de todos os profissionais que, voluntariamente, trabalharam para o sucesso do encontro. 










Esta semana, estive no Palácio Guanabara para visitar o Governador Pezão, amigo de muitos anos. O Governador estava disposto e contou que está trabalhando muito para realizar todas as promessas que fez na última campanha. Ele comentou que tem toda confiança na presidente Dilma e que ela vai tirar o país da crise antes mesmo que muita gente pensa. Pezão continua grato à presidente que sempre demonstrou uma amizade sincera para com ele e com o povo do Rio de Janeiro. Desejei sucesso e saúde ao amigo e fiquei agradecido por mais uma vez ter a companhia de um grande ser humano. 








Estive em Niterói e fui recebido pela diretoria da CREDICERJ. Esta cooperativa vai muito bem e é uma das mais acreditadas do cooperativismo do Rio de Janeiro. À direita na foto, está o presidente Wgner Guerra Fonseca, que já foi também presidente da OCB. Muito obrigado pela atenção que tivemos lá, durante nossa visita. 













Distribuindo sorrisos e bondade, o Papa Francisco andou nos últimos dias pela América do Sul. Começou sua peregrinação no Equador, foi para a Bolívia e terminou neste domingo, sua viagem de boa vontade para divulgação das coisas da Igreja Católica. Por onde passou, Francisco pediu ao povo e aos governantes que tenham mais paciência e que está na hora do mundo proteger aqueles que não tiveram a sorte de fortunas. Francisco disse no Paraguai que o mundo espera que a bondade esteja sempre presente na humanidade. Falou que pouco adianta termos tecnologia e coisas do mundo senão tivermos o pensamento voltado para Deus. Mais uma vez, o Papa viu que seu nome é respeitado e querido pelo povo do mundo inteiro, como um dos pontífices de maior carisma que a Igreja teve depois de João Paulo II. Ficou para agosto ou setembro, sua visita à Argentina, sua pátria de origem. Francisco é muito ligado à presidente Cristina Kisher, porque ele foi muito amigo do marido da presidente, já falecido. Francisco voltou a Roma na noite deste domingo, 12/07, com a consciência do dever cumprido.






A presidente Dilma esteve na Rússia onde participou da reunião dos Brinks. Passou por Portugal, mais precisamente na cidade do Porto, foi para Itália e voltou domingo para o Brasil. A presidente afirmou que vai trabalhar muito para vencer a crise que está atormentando o povo brasileiro. Dilma sabe que nesta semana, terá muita coisa para resolver. Ela deve vetar o aumento de 37% para os magistrados brasileiros. A presidente afirmou que nenhum país do mundo suportaria um aumento desses. Vai também estudar o que fazer com o aumento das aposentadorias do INSS para todo mundo. Dilma sabe que não poderá vetar o projeto que já passou pela Câmara e pelo Senado, pois seu partido e seu governo estão com a popularidade muito baixa e os aposentados esperam por este decreto a muitos anos. Será uma semana de muita espectativa no dia a dia da presidente e dos aposentados brasileiros. Que tudo se resolva da melhor maneira possível e que a chamada oposição intenda que a presidente tem feito o possível para melhorar a vida de todos nós. 



P.S: Falei no senador Romário e ia me esquecendo. Ele está feliz da vida porque seu América voltou de forma brilhante à 1ª divisão do futebol carioca. Agora, vamos ver a equipe que é a segunda mais amada dos torcedores do Rio de Janeiro. Lembrar que no América conhecemos jogadores como Djalma Dias, Pompéia, Alarcom, Ivo e muitos outros que escreveram a história do time de Campos Sales. Parabéns ao América que certamente vai colaborar e muito para o sucesso do Campeonato Carioca de 2016. Lembrando Lamartine Babo, Aerton Perlingeiro, Alex Escobar, Jorge Perlingeiro, Lucio Lacombe e mais centenas de americanos ilustres que honram o clube rubro. Felicidades a atual diretoria que tanto trabalhou para o sucesso que chegou em boa hora. 





COLUNA DA MARLENE





TAMBÉM NÃO CURTO DELATORES



Voltei no tempo com uma imersão no mundo das fascinantes histórias em quadrinhos. Lembrei com saudade das aventuras de Asterix e seu superpoderoso amigo Obelix.
Criados na França, em 1959, por Albert Uderzo e René Goscinny, esses quadrinhos eram baseados no povo gaulês, civilização que precedeu aos franceses. Com a morte de Goscinny, em 1977, Uderzo prosseguiu sozinho até 2010 quando, para tristeza de seus seguidores, aposentou-se.
A vitoriosa série narrava as aventuras do herói gaulês Asterix nos anos 50 A.C. Na época, a antiga Gália vivia sob o domínio romano. Júlio César era o imperador. Principal inimigo dos gauleses, tinha o propósito de derrotá-los. Como não conseguia dominá-los, decidiu infiltrar um espião em missão especial para enfraquecê-los. Surge aí o personagem Tullius Detritus, o semeador de discórdia.
Detritus é nada menos que um grande delator a serviço de César. Já na história da humanidade, o verdadeiro Júlio César teve em Brutus, seu filho adotivo, seu grande traidor. Brutus, com sua sede de poder, aliou-se ao general Cassio Longinus para tramar o assassinato do próprio pai. Mais adiante, Brutus foi derrotado por Marco Antônio, acabando por cometer suicídio (Roma 44 A.C). Delação e traição caminham juntas.
Na década de 70, no Chile, Salvador Allende foi traído por seu chefe das forças armadas, Augusto Pinochet. Salvador Allende foi o primeiro presidente eleito democraticamente na América do Sul, e considerava Pinochet um aliado fiel.
No Brasil, Joaquim Silvério dos Reis delatou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, pelo perdão de suas dívidas e uma pensão vitalícia do governo português.
Judas Iscariotes traiu Jesus Cristo por 30 moedas de prata. Tentou se arrepender, mas já era tarde e ele acabou por se suicidar. A delação é uma velha prática histórica e até na ficção. Os que dela se beneficiam já comeram bastante daquele prato.
Popularmente, só para finalizar, são sinônimos de delator os seguintes vocábulos: "caguete", "dedo-duro", "x-9", entre outros. Delatores se revelam um mal necessário à sociedade, mas também, e principalmente, são criaturas abomináveis a quem você não acolhe porque tem nojo e não bate porque tem pena.
Inconfiáveis, definitivamente não merecem o respeito de ninguém.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário